segunda-feira, 3 de novembro de 2014

ORGULHOSOS OU HUMILDES?



Neste mês, em que tanto se fala de defuntos, teremos, inevitavelmente, de falar em morte!
Todos temos presente a morte física, pois como anda por aí sempre à solta, quando menos esperamos recorda-nos que existe!
Eu queria referir-me à morte espiritual, insensível aos olhos humanos mas tremendamente sensível a todos os corações!
Orgulhosos ou humildes… será uma questão que teremos de colocar a nós mesmos… depois de contrastarmos um pouquinho o orgulho e a humildade!
O orgulhoso julga-se grande, o maior, o que não aceita sugestões por ser o dono absoluto do saber e olha as pessoas de cima para baixo porque se julga mais do que tudo e todos… e ainda se julga maior quando é capaz de enganar alguém para retirar para si o melhor seja do que for, e quando ajuda alguém normalmente fá-lo para dar nas vistas e  ser louvado por isso; o humilde, ainda que tenha muito dinheiro, riqueza e saber, olha-se tal como é, com defeitos e qualidades, não se julga maior do que ninguém, está disposto a ouvir, tirar conclusões e aceitar modificar opiniões se necessário for, olha as pessoas que o rodeiam olhos nos olhos, de igual para igual, e com toda a disponibilidade tenta ajudar quem precisa sem esperar nada em troca.
Perante estes dados… me pergunto:
Quem sou eu e como me porto face a quem me rodeia? Como olho quem sofre seja do que for? Onde estará o meu coração, na arrogância ou na solicitude? Com qual destes tipos de pessoas me pareço? Procuro viver na vida, espalhando alegria e amor, ou na morte fazendo críticas descabidas e abandonando os irmãos e irmãs sem me preocupar minimamente com seus sofrimentos?
Orgulhosos ou humildes… é um caso de morte ou de vida!
Escolhamos a humildade que é vida! Vida de amor, de carinho, de doação, de entreajuda, de crescimento! Vida que, por ser maravilhosa, é difícil de aprender e interiorizar e mais ainda de viver, de pôr em prática! Mas… nunca ninguém nos disse que viver era fácil!
Se viver é sempre difícil, façamo-lo com os olhos postos em Jesus Cristo, a humildade em pessoa, Aquele que está sempre disposto a ajudar-nos nas dificuldades e nunca nos falha!
Que o Espírito Santo nos ajude!

Sem comentários: