sábado, 22 de novembro de 2014

QUERES A CURA?






Domingo, dia de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei! Rei das almas e dos corações. O Evangelho,  Mt 25, 31-46, quer dar-nos um ideia do final dos tempos, em que Jesus aparecerá como o Grande Senhor a separar as ovelhas dos cabritos!

Esta descrição do Evangelho tem a ver com a ideia dos homens do tempo de Jesus. Eles viam Deus assim como os grandes reis da terra com todo o seu poder e majestade, a julgar as pessoas pelas aparências, ovelhas e cabritos… eu não vejo o meu Rei e Senhor a proceder assim!

Se eu, por graça de Deus seguidora de Jesus, pobre pecadora cheia de defeitos consigo amar as pessoas e desejar o bem de todas mesmo daquelas que já me ofenderem e ainda continuam a ofender… se me preocupo tanto com o bem-estar de toda a gente… quanto mais se preocupará o Senhor Supremo de todas as coisas, o AMOR por excelência?

Eu não consigo imaginar o que Deus fará com as pessoas na hora da sua morte! Até porque… há muitos cristãos apegados a formalismos, inertes, que não fazem nada pelo bem de ninguém nem se preocupam por conhecer nem dar a conhecer Jesus Cristo!

Quem assim procede é como o paralítico que não pedia a ninguém que o lançasse às aguas para que ficasse curado. Paralítico que Jesus mandou levantar e, indo contra as leis da época, o curou em dia de sábado, dia de descanso obrigatório.

Há muitos cristãos com doenças espirituais muito complicadas, como a falta de entusiasmo, a indolência, o acomodamento, o formalismo, atitudes que, ao paralisar o crescimento na fé e o zelo apostólico, fazem dos cristãos pessoas tristes, não luminosas, negativas, que não podem fazer bem à Igreja, porque não são capazes de aceitar, aperfeiçoar nem transmitir a novidade que Jesus nos trouxe e que recebemos de graça.

O Santo Padre fala no pecado do formalismo, em que os cristãos só se preocupam por terem documentos e tudo em visivelmente certificados e em ordem mas sem abrir espaço para a graça de Deus, porque parados em ressentimentos e tristezas fecham a porta para a graça que Deus lhes quer conceder. Nem A recebem, nem a transmitem!

Jesus não se cansa de nos perguntar como ao paralítico: ‘Queres a cura?’ E no final de nos ver curados, também não se cansa de nos dizer: 'Não peques mais', porque Ele sabe que o pecado ou as más acções não nos fazem bem.

Pensemos na alegria de Deus/Jesus ao ver-nos querer viver no amor e ao dar-nos as graças necessárias para o conseguirmos!

Não pensemos nas ovelhas ou nos cabritos, pensemos na nossa pequenez e no imenso Amor de Deus por nós, Amor que nos quer ver alegres e felizes, alegria e felicidade que terá de ser vivida já neste mundo entregando-nos por livre e espontânea vontade à ajuda aos nossos irmãos que mais necessitem do encanto da compreensão e Amor!

Que o Espírito Santo nos ajude!

Sem comentários: