sexta-feira, 9 de outubro de 2020

LUTA PELA ALEGRIA QUE DEUS QUER QUE TENHAS!

Claro que urge lutar! E lutar sem desfalecer! Mas… É muito difícil. A vida tem momentos em que nos olhamos e parece nem nos conhecermos, de tão diferentes nos vermos. Momentos em que tudo nos parece torcido, o que nos alegrava deixa-nos confusos, e chegamos a pensar que Deus não está connosco como estava.

Os momentos de oração parecem desaparecer, e nem sabemos o que fazer para nos suportarmos de pé como devemos!

São os altos e baixos da vida que nos fazem sentir assim, penso eu!

Não fiz nada para que isto me acontecesse, mas está a acontecer.

Até, quando, meu Rei e Senhor! Tu saberás até quando! Só Te peço que não me deixes sucumbir.

São João Crisóstomo (c. 345-407)

presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja

Homilia 11 sobre a 2.ª Carta aos Coríntios, 2-3

«Tudo isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos»

«Cristo confiou-nos o ministério da reconciliação» (2Cor 5,18). São Paulo faz ressaltar assim a grandeza dos apóstolos, mostrando-nos que ministério nos foi confiado e, simultaneamente, manifestando o tipo de amor com que Deus nos amou. Depois de os homens se terem recusado a escutar Aquele que Ele lhes tinha enviado, Deus não fez estalar a sua cólera, nem os rejeitou, antes persistiu em os chamar, por Si mesmo e através dos apóstolos. Quem poderá deixar de admirar semelhante solicitude?

Silenciaram o Filho, que veio para os reconciliar, o Filho único da mesma natureza do Pai. Mas o Pai não Se afastou dos assassinos, nem disse: «Enviei-lhes o meu Filho e, além de não O escutarem, entregaram-no à morte e crucificaram-no; de agora em diante é justo que Eu os abandone». Fez o contrário: quando Cristo deixou este mundo, nós, os seus ministros, ficámos encarregados de O substituir. «Pois Deus reconciliou o mundo consigo, em Cristo, e confiou-nos o ministério da reconciliação» (2Cor 5,19).

Este amor ultrapassa toda a palavra e toda a inteligência! Quem foi insultado? Ele mesmo, Deus. Quem deu o primeiro passo para a reconciliação? Foi Ele. […] Com efeito, se Deus tivesse querido pedir-nos contas, estaríamos perdidos, visto que «todos estávamos mortos» (2Cor 5,14). Apesar do grande número dos nossos pecados, Ele não nos atingiu com a sua vingança mas, mais uma vez, reconciliou-Se connosco; não satisfeito em ter revogado a nossa dívida, considerou-a como nada. Assim devemos nós perdoar aos nossos inimigos, se quisermos obter para nós este perdão magnânimo: «Ele confiou-nos o ministério da reconciliação».

Reconciliar-me… comigo… para me poder reconciliar com Deus e com tudo e todos fazendo de todo a Sua Divina vontade.

Não sei muito bem como conseguir, mas o Divino Espírito Santo me ajudará. A Mãe Maria me prestará o seu auxílio, e o Senhor não me vai abandonar nesta amargura, depois de tantas vezes me entregar a Ele em tantos… tantos e tão diferentes momentos!

Que quererá Ele que eu faça? Em que quererá que eu mude? A vida é uma caminhada permanente, espero que me mostre o caminho para o bem de toda a humanidade, que é o que mais desejo na vida!

Boa noite!

Hermínia Nadais 

Sem comentários: