sábado, 17 de outubro de 2020

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES

 

Sempre tive muito consideração por estes dias, mas nunca me disseram tanto como este me está a dizer.

Talvez… este confinamento, este estar muito tempo fechada na vida caseira, talvez o dar muito mais importância aos meios de Comunicação Social que, cada qual como pode, sabe ou entende, nos vão trazendo a casa muita aprendizagem que necessitamos para querer muito mais agradar ao Senhor! E uma das maiores aprendizagens, melhor, um dos maiores deleites foi conseguir interiorizar que, como Igreja Católica que somos, ramos de que Jesus é o suporte, o tronco que nos prende à Terra (Sua graça) todos somos discípulos missionários! Aliás, como Igreja Cristã que somos, batizados e muitos crismados, seguidores de Cristo, temos obrigação de tudo fazer para que seja mais conhecido e amado em todo o mundo. Precisamos de cultivar muito bem a nossa parte espiritual, aquela que não morre, e levar este corpinho inteligente e maravilhoso que Deus nos deu a, sem deixar para trás as tarefas necessárias ao bem estar da humanidade em geral, dedicar-se a viver o verdadeiro amor e doação a Deus e aos irmãos que é o que nos é pedido. Um missionário tem o dever de dar exemplo de vida, pois as suas obras valem milhares de vezes mais do que as palavras ou escrita que fizerem.

Vou integrar aqui um pouquinho de um texto que me chegou de Evangelizo, retirado da Encíclica Salvos pela Esperança do Papa Emérito Bento XVI:

 

“«Digo-vos a vós, meus amigos: não temais os que matam o corpo»

A verdadeira e grande esperança do homem, que resiste apesar de todas as desilusões, só pode ser Deus – o Deus que nos amou, e ama ainda agora «até ao fim», «até à plena consumação» (cf Jo 13,1 e 19,30). Quem é atingido pelo amor, começa a intuir em que consistiria propriamente a «vida». Começa a intuir o significado da palavra de esperança que encontramos no rito do batismo: da fé espero a «vida eterna» – a vida verdadeira que, inteiramente e sem ameaças, em toda a sua plenitude, é simplesmente vida. Jesus, que disse de Si mesmo ter vindo ao mundo para que tenhamos a vida e a tenhamos em plenitude, em abundância (cf Jo 10,10), também nos explicou o que significa «vida»: «A vida eterna consiste nisto: que Te conheçam a Ti, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste» (Jo 17,3). A vida, no verdadeiro sentido, não a possui cada um em si próprio sozinho, nem mesmo por si só: aquela é uma relação. E a vida na sua totalidade é relação com Aquele que é a fonte da vida. Se estivermos em relação com Aquele que não morre, que é a própria Vida e o próprio Amor, então estamos na vida. Então «vivemos».”

Ora por estarmos unidos a Jesus vivendo do Seu jeito, segundo os Seus exemplos de vida e ensinamentos, integrados numa vida de dignidade sacramental… mesmo pecadores e insignificantes, é assim que Jesus, Deus, nos quer missionários nos nossos meios ambientes… e a rezar muito por aqueles que fazem de toda a sua vida uma constante missão: Santo Padre, Bispos, Diáconos, Missionários, Sacerdotes em geral e mais por aqueles que nas nossas Paróquias nos assistem com tudo quanto necessitamos para vivermos ao jeito de Jesus, como autênticos cristãos!

E temos que ter presente que somos diferentes uns dos outros, e é assim que temos de nos amar e respeitar.

Deus deu a cada pessoa o livre arbítrio, ou seja, o direito de fazer escolhas. E nem todas as escolhas que fazemos estão certas, e muitas vezes os conceitos de errado ou certo variam conforme as culturas, mas é assim que temos de nos respeitar, e ajudar as pessoas a crescer.

Quando virmos uma pessoa errada, não vamos ralhar, vamos acolher, mimar, respeitar a sua ideia, e o Amor que lhe é dedicado levará a pessoa a tentar mudar a sua atitude.

Ninguém gosta de ser criticado, mas amado e compreendido. E temos a certeza de que muitos erros que as pessoas cometem, nem sequer têm ideia de que os estão a cometer, já aconteceu isso tantas vezes comigo… com os outros deve ser a mesma coisa… mais ou menos!

Desejo para toda a gente montes de carinho e ternura, compreensão e aceitação, muito, muito discernimento para o que deve ou não deve fazer!

Muita força, gente querida, isto é tudo quanto deseja também para mim!

Boa noite e bom Dia Mundial das Missões!

Hermínia Nadais

Sem comentários: