sábado, 10 de outubro de 2020

«SUA MÃE GUARDAVA TODAS ESTAS COISAS NO CORAÇÃO!»


Muitas vezes vemos esta frase escrita, depois de algum acontecimento mais ou menos importante, porque para Nossa Senhora tudo quanto Jesus fazia ou dizia era realmente muito importante…assim como deve ser para nós também.

São Bernardo (1091-1153)

monge cisterciense, doutor da Igreja

«Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração» (Lc 2,51)

«Se alguém Me ama, guardará as minhas palavras, meu Pai o amará e Nós viremos a ele» (Jo 14,23). Lê-se também noutro lugar: «O que teme a Deus praticará o bem» (Sir 15,1). Mas penso que Jesus diz mais do que isso acerca daquele que O ama ao afirmar que «guardará as minhas palavras». Pois onde deverão ser guardadas? Sem dúvida alguma no coração, como diz o Profeta: «Guardei a vossa palavra em meu coração, para não pecar contra Vós» (Sl 119,11). Como havemos nós de guardar a palavra no coração? Será suficiente aprendê-la de cor para a ter na memória? De quem assim procede diz o Apóstolo Paulo: «O conhecimento incha de orgulho» (1Cor 8,1) e o esquecimento depressa apaga o que se confia à memória.

Conserva. pois, a palavra de Deus como fazes com os alimentos [...], já que se trata do «pão da vida» (Jo 6,35), do verdadeiro sustento da alma. [...] Guarda também tu a palavra de Deus, porque são bem-aventurados os que a guardam (Lc 11,27). Guarda-a de tal modo que ela entre no mais íntimo da tua alma e penetre em todos os teus sentimentos e costumes. Alimenta-te deste bem e a tua alma deleitar-se-á na abundância. Não te esqueças de comer o teu pão, não suceda que desfaleça o teu coração; pelo contrário, sacia a tua alma com este manjar delicioso. E, se assim guardares a palavra de Deus, certamente ela te guardará a ti. Virá a ti o Filho em companhia do Pai, virá o grande Profeta que reedificará Jerusalém e renovará todas as coisas (cf At 3,22; Jl 4,1; Ap 21,5).”

Como se pode verificar, não basta memorizar as palavras, porque com o tempo a memória pode perder-se, guardá-las no coração, metê-las na vida, nas nossas atitudes de todos os dias. Claro que, como a perfeição não existe, perfeitos nunca seremos, mas pelo menos tentamos alguma coisa.

Diante de Deus todos somos importantes, Deus é capaz de ver coisas muito boas em pessoas que nos parecem amargas e más, porque Deus conhece o íntimo de todos nós, por isso, temos que aprender e nos esforçarmos a sério para compreender  aceitar e amar todas as pessoas, porque mesmo vulneráveis, sujeitos a cometer os mesmos erros muitas vezes, para Deus todos somos importantes, não só pelo que fazemos mas também pelas qualidades e talentos que todos possuímos.

Não olhemos os defeitos e asneiras dos outros, mas reconheçamos os valores de cada um ou uma que será um ponto de união cada vez maior entre todas as pessoas.

O uso da internet Facebook Messenger e outras coisas que há por aí, dão-nos a impressão de favorecer o relacionamento, mas não é tanto assim. É uma relação desprovida de compromisso e sujeita a falsas notícias que nos poderão levar ao erro. Temos de ter muito cuidado, valorizando mais o contato pessoal, o toque (que nos foi retirado), um abraço, um beijo, uma estima recíproca que aceita as diferenças e todos crescem com elas, ajudando-nos mutuamente a combater o que está errado em cada qual.

Boa tarde e bom fim de semana…

 Guardando bem no fundo do coração da vida tudo quanto Jesus nos for dizendo pela boca dos seus Apóstolos de hoje!

Hermínia Nadais

Sem comentários: