domingo, 25 de outubro de 2020

O MAIS IMPORTANTE NA VIDA É O AMOR!

 

Sim. O mais importante na vida é o Amor, foi o que nos disse a Liturgia  deste Domingo e é o que estamos sempre a recordar. O ‘Ama e faz o que quiseres’ de Santo Agostinho é uma realidade.

Claro que não se trata de um Amor qualquer, mas a Deus e ao Próximo por Amor de Deus.

Vamos recordar São Maximiliano Kolbe (1894-1941) para ver o que nos diz sobre o verdadeiro amor:

“Abrasados pelo fogo do amor

Tudo aquilo que possamos fazer, mesmo que se trate de atos heroicos, que abalem por completo os alicerces do mal neste mundo, só terá valor na medida em que a nossa vontade estiver de acordo com a vontade da Imaculada e, através dela, com a vontade de Deus. [...] É o amor, em toda a sua profundidade (o amor e não o sentimento, mesmo que este seja bom), que deve transformar-nos, através da Imaculada, em Deus, que deve consumir-nos e, através de nós, incendiar o mundo e destruir e queimar todo o mal que nele se encontra. Foi sobre este fogo que o Salvador declarou: «Eu vim trazer o fogo à Terra e que quero senão que ele se ac”enda?»

Consumidos por este fogo do amor divino (e repito que não estou a falar de lágrimas doces nem de sentimentos, mas da vontade, mesmo com desagrado e antipatia), incendiaremos o mundo inteiro! O amor não descansa, mas propaga-se como o fogo que tudo queima. E todos nós, os seres humanos, devemos tender a ser abrasados por este fogo de amor, e que ele queime as almas que estão e estarão no mundo. É este o ideal para o qual devemos tender. Recordemos as palavras de Jesus: «Eu vim trazer o fogo à Terra». Pela nossa parte, devemos fazer tudo o que pudermos para que este amor se incendeie mais em cada dia.”

Há atitudes maravilhosas de pessoas que se preocupam uma com as outras e que tudo fazem para que todos se sintam realizados e felizes!´

É isto que Jesus nos pede, e se quisermos ser felizes, temos mesmo que o praticar, porque o que fizermos aos outros Jesus  aceita-O como feito a si.

O Amor não se compreende. Vive-se, e quanto mais se ama, mais amor temos para amar!

Que sejamos, ao bom jeito de Jesus, mansos e humildes de coração, para vivermos em deliciosa paz, ainda que os olhos vertam lágrimas.

Que Deus seja louvado. Boa semana!

Hermínia Nadais

Sem comentários: