quarta-feira, 14 de outubro de 2020

BELÍSSIMAS E CHEIAS DE SENTIDO

 

Guardei estas frases, e agora não recordo de quem são:

«A solidariedade é a resposta ao grito do excluído, ao apelo do fraco e do sofredor.

É o alívio ao semblante agonizante de Jesus na cruz que se identifica com todas as dores da humanidade.»

Guardei-as… porque me tocaram demais!

Que a solidariedade é resposta amorosa ao grito dos irmãos que sofrem, sempre o percebi! Ser solidária, sempre me esforcei por isso. Que o que se faz aos irmãos necessitados de algo é como fazê-lo ao próprio Jesus… não consigo esquecer, mas ler uma frase a dizer que a solidariedade ‘é o alívio ao semblante agonizante de Jesus na cruz que se identifica com todas as dores da humanidade’ entrou até lá ao fundinho mais profundo do meu paupérrimo coração! Fez-me perceber que as minhas próprias angústias e dores também estavam presentes naqueles horrorosos sofrimentos de Jesus. Que pelos meus pecados Ele sofreu, sempre o percebi. Mas que também lá estavam as minhas dores, amarguras, sofrimentos, nunca o tinha pensado.

Quando dizemos que a vida é uma caminhada, é verdade! Mas uma caminhada algumas vezes feita em sítios planos, outras tentando subir colinas ou montanhas muito difíceis de ultrapassar, e é por essas dificuldades todas que Jesus sofreu, e é nelas que nos é mais presente.

Sinceramente… por muito que Lhe diga ‘Obrigada Jesus’… cada vez sinto mais que não há palavras com que se Lhe possa agradecer. Que os gestos de doação e amor aumentem em toda a gente, é do que mais peço!

Escuta, Senhor!

Hermínia Nadais

Sem comentários: