sábado, 20 de abril de 2013

À DISTÂNCIA DE UM QUERER!...



Voltando ao nosso Bom Pastor, e recordando as Suas Palavras e atitudes, temos a certeza de que para Ele não há bonitos nem feios, pretos ou brancos, altos ou baixos, ricos ou pobres… e nem mesmo “bons” ou “maus” humanamente falando, porque Ele ama a todos intensamente e vai à procura do desviado ou da desviada do bom caminho para que volte, pois o Seu dulcíssimo coração está sempre pronto a ir ao encontro pronto para receber os desviados de braços abertos e com o maior carinho e ternura!

Que fez Ele com a mulher adúltera – imagem da Sua Igreja santa porque Jesus é santo mas pecadora porque os homens são pecadores… e imagem também de todos os que erram e a quem Ele quer perdoar?

Que fez Ele com o procedimento de Pedro, que O negou três vezes… e a quem Ele confiou o leme da barca da Igreja?

Que frase disse Ele a quantos curou de tantas enfermidades?

“Os teus pecados (desamores) te são perdoados!”

“ Vai, não voltes a pecar” – não erres, ama, desculpa, partilha, convive, e não julgues ninguém, porque não conheces o interior de cada pessoa não te é permitido julgar os seus comportamentos…

Jesus Cristo, Filho de Deus e Deus como o Pai, viveu no nosso mundo de braços estendidos para dar aos homens o que necessitassem; morreu no nosso mundo de braços estendidos como que a dizer que continuará a dar-nos o que necessitamos; totalmente entregue na mão dos homens… deixou que os mesmos homens Lhe abrissem o coração, como que para nos dizer que estará sempre pronto a dar-nos mais uma oportunidade para que nos convertamos e limpemos dos nossos maus hábitos – com a Sua última gota de sangue e água jorrados do Seu amantíssimo coração!

Jesus é o Amor de Deus encarnado, que se nos dá na Eucaristia por amor, para saciar os homens e mulheres da fome e sede de amor que os devora, ininterruptamente!

Criados para amar e para o amor, os homens e mulheres só serão minimamente felizes amando: amando-se a si mesmos reconhecendo-se tal qual são com defeitos a derrubar e qualidades a desenvolver; amando a Deus, a raiz e essência de todo o amor, o verdadeiro amor; amar aos irmãos pelo grande amor de Deus e porque Jesus disse que “tudo o que fizerdes aos mais pequeninos de vossos irmãos é a Mim que o fazeis!”.

Não podemos esquecer que, diante de Deus, todos somos pequeninos, e é como crianças pequeninas na ânsia de crescer que Deus nos ama tanto!

O “Pai, perdoai-lhe porque não sabem o que fazem” é um enormíssimo gesto de amor!

Todos os gestos de Jesus/Deus são gestos de amor! Amar é entregar-se! Por isso Jesus, porque nos ama, se entregou – por amor! E deseja continuar a entregar-se – por amor!

Entrar no Amor de Jesus está à distância de um querer!

Jesus ama! Amou-nos até à cruz! E quer que O amemos, uns nos outros, até à cruz – à cruz da compreensão, do acolhimento, da ternura, do carinho, da solidariedade, da entrega, da ajuda mútua!...

Se Somos obra de Deus/Jesus, Deus/Jesus faz parte de nós! Ainda que escondido por muitas asneiras, Deus está em cada homem e mulher, em cada ser humano! E descobri-l’O, destapá-l’O do meio das asneiras ou desamores, muito embora custe, porque custa e muito – está à distância de um querer, do querer de cada pessoa!

Então, para que sejamos, de facto, minimamente felizes na busca da maior felicidade possível, na vida para além desta, como o nosso Bom Pastor nos prometeu, queiramos entrar no amor de Jesus aceitando que Ele nos ame e retribuindo-Lhe com o nosso pequenino amor, como Ele deseja ardentemente para todos nós!

Sem comentários: