segunda-feira, 8 de abril de 2013

A MISERICÓRDIA DE DEUS… E A BARCA DA IGREJA




Jesus ressuscitado, de corpo glorioso nascido para a vida eterna, faz-se mas uma vez visível para os Apóstolos, desta vez junto do mar onde tantas vezes tinham estado juntos.

Outrora dissera a Pedro que o faria pescador de homens! E ali, depois de passada uma longa noite de trabalho inglório, aponta-lhe o lado para onde deve lançar as redes… que quase se romperam com tamanha quantidade de peixes.

É o Senhor – disse ele! E vai ao Seu encontro… depois de vestida a túnica, pois estava nu!

Dá que pensar!

A Igreja é a Barca de Pedro, que às ordens do Mestre, como naquele dia naquela praia, deve conduzir um sem número de homens e mulheres para Jesus Cristo, a praia do MAR da existência Humana.

Pedro, o Pescador de Homens, que deixou tudo para seguir Jesus, é a figura de tantas pessoas que largam tudo para se dedicarem de corpo, alma e coração, ao serviço da Igreja de Jesus Cristo junto dos outros homens seus irmãos.

E não falo só de Padres, Religiosos e Religiosas, refiro-me também aos leigos, consagrados ou não, que nas suas vidas diárias tudo fazem para tornar mais conhecido e vivido o Evangelho da Boa Nova de Jesus Cristo.

Todas estas pessoas erram como Pedro errou e os outros Apóstolos erraram. No mundo, mais ou menos, todas as pessoas vão errando todos os dias. Os cristãos que o são de verdade sabem isso, e compreendem os erros uns dos outros, e ainda que muito custe, tentam abordá-los, corrigi-los, contorná-los ou aceitá-los! Mas os que não são cristãos de verdade não compreendem nem aceitam os erros seja de quem for… e chegam a dizer que os frequentadores das igrejas são piores do que os outros… esquecidos de que… se frequentando a igreja ainda erram tanto, seria muito pior se a não frequentassem!...

Pedro, o Apóstolo que negou Jesus três vezes, na barca onde pescava, estava nu! Mas para sair da barca, mesmo ao encontro de Jesus, vestiu-se, escondeu a sua nudez.

Neste Ano de Fé tenho pensado muito na Barca da Igreja, a Igreja de Jesus Cristo o imensamente puro porque Homem/Deus, mas ao mesmo tempo a Igreja formada por homens e governada por homens que, tal como Pedro, são fracos e erram muitas vezes negando Jesus Cristo com seus erros como Pedro negou.

Dentro da própria Igreja, a Barca, os homens, mesmo errando, podem andar sempre com um certo à vontade, pois compreendendo-se e aceitando-se todos errantes ou pecadores como queiram dizer, não têm coragem de atirar pedras uns aos outros uma vez que têm consciência de que todos têm telhados de vidro ou atitudes erradas, maiores ou menores. Mas navegando no mar da vida no meio do mundo, fora da Igreja, têm mesmo que vestir a túnica, ou seja, de tentar disfarçar as manchas que sujam a nudez da sua pureza de pensamentos e atitudes, pois as suas falhas nunca serão convenientemente compreendidas!

A Misericórdia do Senhor, sempre pronta a acolher e acarinhar justos e pecadores, está com a Barca da Igreja como está com todos os homens, cristãos ou não, pois todos são a sua obra-prima mais querida!

Senhor, que o Teu Santo Espírito me(nos) ajude a confiar cada vez mais fortemente na Tua infinita Misericórdia e me(nos) guie os passos e oriente no verdadeiro caminho do Amor, misericórdia e compaixão - o único caminho que leva a Ti.

Sem comentários: