terça-feira, 23 de abril de 2013

VIVER AO JEITO DO BOM PASTOR… É SER LIVRE!




A liberdade humana é uma utopia!

A liberdade simplesmente humana, sozinha, não existe!

Só Deus nos pode libertar!

Os homens e mulheres têm de ter sempre duas visões da vida, pois a palavra liberdade, para eles e elas, é assim como que um beco com duas saídas, uma certa e outra errada, e que muitas vezes se chocam entre si!

A liberdade não é a satisfação de todos os caprichos pessoais… isso é anarquia; e também não é uma estrada plana por onde podemos seguir, porque essa estrada plana não existe!

A liberdade, humanamente falando, tem de estar sempre condicionada ao bem comum! Se não tivermos em conta o bem comum nunca seremos pessoas livres e responsáveis!

Liberdade sem responsabilidade não existe!

E no pleno uso da sua liberdade o Homem é capaz de criar inúmeras coisas, de levar a cabo as mais díspares invenções... ao ponto de muitas pessoas afirmarem categoricamente e com certa razão que o desenvolvimento científico e tecnológico é obra do Homem! Mas não só!

O Homem é obra de Deus, por isso tudo quanto o homem faz, impreterivelmente, é obra do homem com Deus!

O desenvolvimento científico e tecnológico tem de considerar-se obra de Deus executada através da ação, intervenção e inteligência dos homens.

Mas não é a grandeza das descobertas da ciência nem os sucessos da técnica que tornam o homem mais livre e mais humano, pois não obstante todo o desenvolvimento científico e tecnológico, a exploração do homem pelo homem continua uma triste realidade expressa na manipulação, violência, abusos, injustiça, um sem número de situações difíceis de descrever!

Apesar de conhecer todos os caminhos que geram a liberdade, o homem continua amarrado a muitos preconceitos e conceitos geradores de aprisionamento!

A vida não é feita do que se vê com os olhos, ouve com os ouvidos ou toca com as mãos, pois vai muito além da visão horizontal do que nos parece realidade! Há que recordar as palavras do Principezinho quando diz que “o mais importante é invisível aos olhos!”

O sentido da vida e o futuro do homem rumo à liberdade tem de orientar as suas escolhas para o bom êxito e felicidade individual e comunitária!

Na busca da liberdade, uma das preocupações de muitos homens e mulheres continua a ser o que nos espera para além da morte - objeto de Fé!

Faz bastante tempo que, ao falar com um sacerdote sobre a Fé numa vida para além da morte corporal, este, muito calmamente, responde-me:

“A experiência da vida ensinou-me que a Fé em Jesus Cristo, apesar de todas as dificuldades que me traz na sua concretização vivencial, ensina-me como aprender a viver melhor comigo mesmo e com todos os homens e mulheres com quem me relaciono, e isso torna-me mais realizado e feliz.

Eu não pedi para nascer! Nasci! E uma vez neste mundo, é nele que tenho de viver, o melhor possível, até que a morte dele me retire.

Viver desprendido dos bens terrenos ajuda-me a viver com o mínimo indispensável e a não atropelar ninguém para poder ter muitos lucros, que não me interessam nada uma vez que quando morrer não os posso levar comigo; o cumprimento das minhas tarefas e o querer estar calmamente no meu cantinho leva-me a viver em paz comigo mesmo e com a sociedade, com quem me preocupo e ajudo no que posso…

Esta é uma forma muito simples de viver que me atrai e me dá conforto ao espírito, que eu acho que é o que mais interessa!

Eu tenho Fé, acredito no que Jesus Cristo me veio dizer e me vai dizendo todos os dias!

A morte física é inevitável! Mas sinto-me bem com o que sou e faço, e continuo a tentar melhorar os meus comportamentos segundo o Evangelho de Jesus Cristo!

E sei que não estou enganado, pois Jesus Cristo nunca enganou! Mas mesmo que esteja enganado de nada me interessa, POIS SE ESTOU EM PAZ COMIGO MESMO E COM A SOCIEDADE, ESTOU BEM, SEM AMARRAS… e o que vai acontecer depois, a Deus pertence!”

Este foi para mim um testemunho grandioso de um homem sábio, atento, dedicado, responsável, confiante e livre… bem ao jeito do Bom Pastor, Jesus Cristo…

Senhor, Te peço com muita insistência que me(nos) ajudes a orientar melhor a vida e me(nos) retires das amarras que sempre me impedem de ser realmente livre, com a liberdade que Tu viveste e nos ensinaste a viver!

Sem comentários: