domingo, 7 de abril de 2013

COMUNIDADE





Hoje quedo-me nas aparições de Jesus Ressuscitado junto dos Apóstolos amedrontados e trancados dentro das portas do Cenáculo e penso no Tomé, o Apóstolo ausente que não acreditou nas palavras dos amigos!

E medito nas minhas semelhanças com uns, e outro.

Sou uma pessoa com medo dos fantasmas que me apoquentam, a hipocrisia, a vaidade, o egoísmo, o respeito humano, o poder, a grandeza, a riqueza… e refugio-me nos grupos em que gosto de permanecer porque tenho mais força junto das pessoas que pensam como eu e lutam contra os mesmos fantasmas que eu.

Também tenho muito do Tomé, pois, humanamente falando, muitas vezes custa-me a acreditar no que os meus olhos não veem nem os meus ouvidos ouvem.

E quanto à Palavra de Deus e vivência do Evangelho, sem sombra para dúvidas, se não fossem os grupos que me acolhem… não sei que seria de mim!

A Fé ou se apega ou se apaga! E para me enraizar na Fé têm tido suma importância os grupos paroquias, vicariais e outros… várias comunidades onde encontro amigos e amigas que estudam e meditam comigo, que têm os mesmos interesses e as mesmas dificuldades que eu, que partilhamos os sucessos e fracassos da vida, que nos amparamos e encorajamos uns aos outros.

Individualmente, tenho de querer encontrar o melhor caminho, Jesus Cristo, e ter muita força de vontade e empenhamento para vencer todos os obstáculos que me impeçam de O seguir, mas sem os grupos para me fortalecer na caminhada, pouco ou nada tenho conseguido.

Somos seres sociais por excelência!

Nascidos numa família, integrados num lugar, numa rua, numa freguesia ou paróquia, num concelho, numa vigararia, numa diocese, num país… numa comunidade que, ou faz parte de nós e nós fazemos bem parte dela, ou não conseguimos crescer um pouco que seja!

Senhor, neste Domingo da Divina Misericórdia, tem compaixão da humanidade!

Ajuda-me(nos) a meditar na Comunidade Trinitária que formas com o Pai e o Espírito Santo… e a aprender a viver em comunidade como nos convém, para Tua maior glória e felicidade dos homens e mulheres que criastes, com quem convivemos e a quem amamos!

Sem comentários: