segunda-feira, 29 de abril de 2013

MANDAMENTO NOVO



Hoje não consigo deixar de pensar no Mandamento Novo que Jesus nos deixou e no carinho com que São João nos apresenta as Suas palavras para os Apóstolos, tudo primorosamente apresentado no Evangelho deste quinto Domingo de Páscoa Ano C:



“Depois de Judas ter saído, Jesus disse: «Agora é que se revela a glória do Filho do Homem e assim se revela nele a glória de Deus.
E, se Deus revela nele a sua glória, também o próprio Deus revelará a glória do Filho do Homem, e há-de revelá-la muito em breve.»
«Filhinhos, já pouco tempo vou estar convosco. Haveis de me procurar, e, assim como Eu disse aos judeus: 'Para onde Eu for vós não podereis ir', também agora o digo a vós.

Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.
Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.»”



Destas seis frases, como conselho evangélico de Jesus, posso retirar o pleno sentido da vida!

As duas primeiras falam-me abertamente da glória da Cruz… que não posso avaliar pelo sofrimento da cruz mas pelo imenso amor à verdade, à honestidade, à solidariedade, ao altruísmo e ao bem comum, as causas defendidas por Jesus e que Lhe causaram o sofrimento e a morte; seguem-se duas outras frases carinhosíssimas em que Jesus como que se despede do estar fisicamente junto dos Apóstolos e lhes revela a necessidade que eles terão de O procurar e a dificuldade em O seguir; nas duas últimas frases está o Mandamento Novo do AMOR por que Jesus sofreu, amando, e eu terei de sofrer para seguir Jesus, amando!

Jesus não me pede mais nada! Pede-me que ame, assim como Ele amou!

Parece simples… e é simples… eu é que torno tudo complicado porque ainda não aprendi a amar! Eu ainda não sei verdadeiramente o que é amar!

Eu ainda continuo a confundir gostos pessoais com amor, e uma coisa pode não ter nada a ver com a outra!

Mas hoje quero continuar a pensar só nesta parte para saborear um pouquinho de cada vez, é o melhor para interiorizar bem tudo o que necessito para ser como devo!

Aprender a amar é uma arte, a mais bela das artes!

Aprender a amar é imperioso!

Aprender a amar é descobrir Deus porque Deus é amor!

Aprender a amar é o único caminho da liberdade, expresso nas belíssimas palavras de Santo Agostinho: “Ama e faz o que quiseres!”

Senhor! Ensina-me(nos) a amar!

Sem comentários: