quinta-feira, 11 de abril de 2013

RESSURREIÇÃO





Mas… o que é, verdadeiramente, a ressurreição?

Não sei!

Descrito numa linguagem vulgar e acessível, acreditar em Jesus Cristo Ressuscitado é a base fundamental da minha fé, da Fé que Deus me concedeu no Batismo e que vou aprofundando conforme me vai sendo possível com a ajuda do Espírito Santo de Deus… que junto com o meu querer e força de vontade me vai levando a praticar todas as ações agradáveis a Deus e úteis aos homens!

As Escrituras, bases da Fé em que acredito, dizem que Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, e apareceu de seguida aos Apóstolos que constituiu testemunhas destes acontecimentos para toda a humanidade…

Estas questões são as mais importantes e essenciais para a minha vida de Fé!

A hierarquia da Igreja recebeu de Jesus a ordem de ser fiel depositária das verdades da Fé e de continuar a Sua Missão na Terra, mas quando Jesus disse que n’Ele todos éramos irmãos, deu-nos a conhecer que por Ele todos fomos elevados à dignidade de Filhos de Deus. 
E se somos Filhos de Deus pela Graça Batismal, todos nós somos Igreja, leigos dentro da Igreja, e como tal temos o dever de colaborar com a hierarquia da Igreja dando a conhecer a vida e obra de Jesus antes de mais pelas atitudes que tomamos… de falar dos homens a Deus e de Deus aos homens com uma vida de profunda oração… de viver unidos a Jesus seguindo as Suas instruções e o Seu exemplo de modo a representar o Seu Reino entre os homens.

Neste contexto, depois da morte e ressurreição de Jesus os Seus discípulos, ininterruptamente, foram-se sucedendo uns aos outros e suceder-se-ão até ao fim dos tempos.

Todos os seres humanos são obra de Deus, de Deus que se manifesta em todos os homens quando praticam o amor com as suas boas ações, pois nada se faz de bom no mundo que seja só obra do homem, mas sim do homem com Deus e de Deus através do homem.

Mas como seres humanos batizados somos discípulos de Jesus, e como tal temos o dever de o mostrar aos homens e mulheres que O não conhecem ou O conhecem mal, deturpado!

Jesus ressuscitou e apareceu aos que O seguiam mais de perto quando ainda vivia, e muito embora atestem que tinha as chagas nas mãos, nos pés e no lado, e que comeu com os discípulos, o Seu corpo não apareceu a toda a gente em geral… nem era corpo de carne como o que tinha antes de morrer fisicamente, era um corpo glorioso que nem sequer necessitava de portas para entrar onde os escolhidos para Suas testemunhas estivessem.

Ressuscitar é passar de um estado de morte a um estado de vida; é passar de uma vida de más atitudes ou ações a uma vida de boas ações - o que chamamos passar de uma vida de pecado a uma vida graça de Deus.

Não podemos menosprezar o nosso corpo, pois ele é o rosto visível da nossa alma ou espírito o que vulgarmente chamamos de coração e á com Ele que podemos servir a Deus e aos irmãos, mas temos que ter presente que esse corpo desaparecerá um dia quando morrermos, pelo que o mais importante é cuidar das coisas do coração ou alma, ser amigo de todos, atento, compreensivo e solidário, com Fé e Esperança em Deus e Caridade ou Amor para com Deus e para com os homens.

Temos que ter presente que enquanto o corpo se gasta e envelhece, o espírito, se seguirmos as instruções que Jesus nos deixou, se vai purificando e rejuvenescendo até à morte para aí, sim, ficar glorioso por Jesus Cristo e ao jeito de Jesus Cristo – numa mais ou menos gloriosa ressurreição!

Esta partilha poderá parecer uma loucura. Talvez…

O que penso mesmo é que urge confiar em Deus e lançarmo-nos com todo o amor, fá e confiança, nos seus braços misericordiosos e amorosos!

Que Deus me(nos) ajude a compreender um pouco mais deste mistério insondável!

Sem comentários: