segunda-feira, 15 de abril de 2013

NA CONQUISTA DA NOVA EVANGELIZAÇÃO!




Esta é a noite que precede um dia muito longo, não de tempo mas de sensações, a começar pela meditação mais profunda do Evangelho dominical!

Uma barca que, de noite, é levada para a pesca por alguns pescadores, que depois de muitos trabalhos regressam à costa com as redes vazias. Chega a luz do dia, e nas margens daquele mar há Alguém que indica o rumo que devem dar à barca! E os mesmos pescadores, seguindo as instruções recebidas, voltam ao mar, e regressam com as redes bem recheadas, mas não rompidas!...

A barca… imagem da Igreja que vagueia pelo mar tempestuoso e ondulado da existência, nunca poderá “pescar” homens para Si se não for Jesus, a Sua verdadeira Luz e Guia, a indicar o caminho a seguir!

Falar deste modo para uma pessoa descrente é uma utopia! Mas para quem já teve a graça de se encontrar verdadeiramente com Jesus Cristo e de afirmar que O ama como fez Pedro, é a maior das verdades!

Hoje… um pouco mais do que noutras situações congéneres, senti-me uma pessoa despida, imersa, integrada, inserida de tal modo na comunidade que eu e a comunidade éramos uma Igreja viva e atuante bem ao jeito de Jesus Cristo, salvaguardadas, claro está, as debilidades e fraquezas de cada um!

Ao ter de expor, ainda que sumariamente, algumas situações vivenciadas e a vivenciar… enquanto o coração batia apressado e a voz enfraquecia, as lágrimas quiseram saltar-me dos olhos! Foi por uma boa causa, que tive um dia tanto de gratificante como de difícil!

Até quando, Senhor, continuarei a sentir arrepios ao ter de dizer ao mundo, assumidamente, os meus fracassos e sucessos… as minhas aventuras e desventuras… as minhas certezas e incertezas… o bem e o mal que me serviram de aprendizagem… e acima de tudo, o que fizeste e vais fazendo na minha vida!!!...

Até quando, Senhor, continuarei uma pessoa orgulhosa e insegura, incapaz de assumir que tudo quanto me acontece é caminho para chegar a Ti, e que durante esse caminho, nas fases mais difíceis da caminhada, és Tu que me pegas ao colo!!!...

Até quando, Senhor, o respeito humano e o medo dos fracassos me vão continuar a desviar de tantas coisas que desejo levar a cabo!!!...

Pela Tua infinita Misericórdia, olha por mim, Senhor, e por tantos e tantas que, tal como eu, não têm a coragem de avançar com a Nova Evangelização na conquista de novos mundos para Ti levando a Tua Palavra e vida no nosso jeito de ser para todos os ambientes!

Sem comentários: