sexta-feira, 26 de setembro de 2014

INACREDITÁVEL… MAS VERDADE!



Nos tempos que correm dá-se muito valor ao estudo académico e a todo o saber, mas o cristão tem que ter presente que a sabedoria de Deus está acima de tudo e de todos, e que a sabedoria dos homens é loucura diante de Deus.
Por muito que os homens façam, se o fizerem desligados da vontade de Deus de nada valerá!
A vontade de Deus está expressa na Sua Palavra, e só a Palavra de Deus e a força de Deus têm o poder de transformar o coração e a vida dos homens e mulheres que livremente se querem transformar, pois Deus ajuda e é presente, mas não obriga ninguém!
E não tenhamos ilusões, porque ninguém muda ninguém a não ser que a própria pessoa queira mudar e vá mudando, aos pouquinhos!
Podemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que uma pessoa mude as suas atitudes, mas se ela não der um passo em frente, nunca mudará!
Tornar-se loucos… é não colocar a nossa segurança no que somos ou sabemos, mas em Deus que nos ampara constantemente com o Seu poder e a Sua Graça e Misericórdia infinitas!
De facto, cada um ou uma de nós é pecador ou pecadora salvo por Cristo, e segundo o Papa Francisco,  “o lugar privilegiado para o encontro com Jesus são os nosso pecados.”
Sim! É no pedir perdão das asneiras que fazemos que nos encontramos mais profundamente com Deus, e a paz sentida é a prova de que Jesus/Deus nos ama e perdoa!
Mais palavras do Papa Francisco:
“Um cristão, de fato, não tem motivo para se orgulhar de suas pesquisas, de seus estudos ou de sua formação cultural, mas, como afirmam Pedro e Paulo, pode se ‘envaidecer’ por duas coisas: seus pecados e Cristo crucificado”. São Paulo em suas epístolas não transcrevia seu currículo, nem dizia que ele tinha "estudado com os professores mais importantes".
‘Eu apenas me vanglorio dos meus pecados’ diz o Apóstolo dos Gentios. Palavras que escandalizam, bem como aquelas da outra passagem: ‘Eu apenas me vanglorio em Cristo e neste Crucifixo.’
A força da Palavra de Deus, testemunha o apóstolo, está no encontro entre os meus pecados e o sangue de Cristo que me salva. “Quando não existe aquele encontro, não há força no coração”. “Quando se esquece aquele encontro que tivemos na vida, tornamo-nos mundanos, queremos falar das coisas de Deus com linguagem humana, e não serve: não dá vida.”
Da mesma forma São Pedro, como narrado no Evangelho da pesca milagrosa, fez a experiência de encontrar Cristo através de seus pecados. Ele se dá conta de sua pequenez, ajoelha-se a Seus pés e confessa: "Afasta-te de mim, porque sou um homem pecador."
Por isso, “neste encontro entre Cristo e os meus pecados está a salvação. "O lugar privilegiado para o encontro com Jesus Cristo são os nossos pecados. Se um cristão não é capaz de se sentir pecador e salvo pelo sangue de Cristo e por este Crucifixo é um cristão a meio caminho, é um cristão tépido”.
Quando encontramos Igrejas, paróquias, instituições “decadentes”, significa que “os cristãos que estão ali nunca encontraram Jesus Cristo ou se esqueceram”, pois “aquele encontro vira a vida, muda a vida, e dá-te a força de anunciar a salvação aos outros.”
“Sou capaz de dizer ao Senhor que sou pecador, confessando o pecado concreto? Sou capaz de acreditar que Ele com o seu sangue salvou-me do pecado e deu-me uma vida nova? Tenho confiança em Cristo? Perguntemo-nos isso, não esquecendo que já temos uma resposta: De duas coisas: de meus pecados e de Cristo crucificado"."
E eu questiono-me: para quê ter vergonha de se dizer pecador? Todo o ser humano faz asneiras, coisas mal feitas ou pecados! Mas temos a certeza de que Deus nos compreende, perdoa e ajuda a crescer na vida nova da Graça que sempre está disposto a conceder-nos!
Que o Espírito Santo nos oriente e toque e abra o coração,  e nos ajude a compreender esta e tantas outras coisas inacreditáveis e verdadeiras mas tão difíceis para a nossa inteligência simplesmente humana!

Sem comentários: