quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A PAZ CONQUISTA-SE COM O ENCONTRO!



Violência provoca violência, pelo que a paz não se conquista pelas armas, mas pelo encontro!
O primeiro encontro que teremos de fazer é connosco mesmo, tentando resolver conflitos ou situações atrasadas que nos  magoaram de alguma forma e quando nos falam nelas ou as recordamos nos põem logo maldispostos, o que não pode acontecer. É muito difícil esquecer e perdoar o que nos fizeram de mal, mas com a ajuda de Deus tudo é possível! Leva muito tempo, mas consegue-se! Não se consegue esquecer por completo, mas consegue-se não se sentir magoado quando o acontecimento nos lembra ou quando alguém nos fala do assunto em questão!
Amar quem nos ama e gostar de quem nos ajuda ou gosta de nós é o que, de uma maneira geral, toda a gente faz! Mas o Evangelho pede-nos mais que isso! Pede-nos para ajudar, gostar, perdoar e amar os que nos fazem ou fizeram mal, os que consideramos inimigos! E posso afirmar que, enquanto não conseguirmos amar, perdoar e conviver connosco próprios e com quem nos ofendeu ou ofende…não conseguiremos viver em paz nem promover a paz! Não tenhamos ilusões! No mundo há uma enormíssima falta de paz porque as pessoas vivem num egoísmo constante e não se perdoam nem a elas mesmas!
Temos que lutar por conseguir a graça do perdão! Deus é Pai Misericordioso e compassivo que perdoa sempre, e esquece. Jesus também, pois é Deus como o Pai.
Ser cristão é ser imitador de Cristo, é viver do jeito de Jesus Cristo.
Temos de nos esforçar, constantemente, por imitar Jesus. Mas… nunca poderemos fazê-lo sem uma boa dose de oração, de meditação, de querer, de vontade, de esforço permanente, de cair e levantar sempre sem desanimar!
É difícil, sim, mas se Deus está connosco Ele faz sempre a pior parte e leva-nos a conseguir!
Vivamos em PAZ… e rezemos pela PAZ para promover a PAZ!
Que Deus nos ajude e Maria Santíssima nos ampare!

Sem comentários: