quarta-feira, 3 de setembro de 2014

SABEDORIA, SIM, MAS A DE DEUS!


Quando uma pessoa se julga sábia, cuidado com ela, pois pode estar tremendamente enganada!
Qualquer pessoa pode saber muitas coisas, mas a melhor regra de sabedoria para não estagnarmos o nosso conhecimento é pensar que sabemos um pouquinho do muitíssimo que temos para aprender.
Nas coisas de Deus, acontece a mesma coisa, e ainda com mais razão. Quem pensa conhecer muitas coisas sobre Deus não consegue compreender que Ele é tão grande e misterioso que o conhecimento que conseguimos de Deus é sempre apenas um pouquinho, o compreensível ao nosso ser humanos!
A esta parte o Papa Francisco diz:
“Você pode passar a vida inteira mergulhado em textos teológicos e não ser capaz de encontrar respostas. Não é a sabedoria humana que dá autoridade e identidade a um cristão, mas o Espírito Santo. Excluir o recurso do Espírito Santo significa escorregar no espírito do mundo, que se utiliza dos títulos e não chega ao coração do povo.”
Deus é amor, e como tal, só se compreende com o coração! Só um coração cheio de amor verdadeiro pode compreender minimamente quem é Deus, porque o amor vem de Deus e se amamos é por dom e graça de Deus.
Só o Espírito Santo de Deus nos pode elucidar algo sobre Deus, por que Deus não se diz, vive-se. E se somos capazes de dizer Deus, é porque vivemos Deus sob a direcção do Espírito Santo de Deus.
Era com a autoridade do Espírito Santo de Deus que Jesus maravilhava as pessoas com as Suas pregações... e tinha também a coragem de, mesmo sabendo que não ia ser compreendido nem aceite, acusar frontalmente os que se portavam mal não seguindo a vontade de Deus.
O Santo Padre explica:
"…o homem deixado às suas próprias forças não compreende as coisas do Espírito de Deus, o homem sozinho não pode entender isto".
Portanto, "se nós, cristãos, não entendermos bem as coisas do Espírito, não daremos e não ofereceremos testemunho, não teremos identidade. O homem movido pelo Espírito julga as coisas, é livre e não pode ser julgado por ninguém”. Ser cristão, significa ter o "Espírito Santo" e não "o espírito do mundo, essa maneira de pensar, essa maneira de julgar ...". Por conseguinte, deve ficar claro que você pode ter "cinco diplomas em teologia e não ter o Espírito de Deus".
Não precisamos de dizer muitas palavras bonitas nem fazer frases muito pensadas, mas dizer o que nos vai no coração e domina a vida, isso sim!
Mais uma frase muito importante que dá que pensar:
…"tantas vezes, tantas vezes encontramos entre os nossos fiéis, idosas simples que talvez não tenham terminado o ensino fundamental, mas que falam as coisas melhor do que um teólogo, porque têm o Espírito de Cristo". O mesmo Espírito "que São Paulo possuia".
A nossa identidade cristã é o Espírito de Deus, que nos liberta, fortalece e orienta no caminho do bem e da felicidade.
A mensagem de Deus transmitida por Jesus chegava ao coração das pessoas, e quanto mais simples mais O compreendiam!
Que sejamos eternamente bafejados pelos dons do Espírito Santo de modo a que todos possam compreender pelas nosss atitudes a nossa identidade cristã!

Sem comentários: