sexta-feira, 5 de setembro de 2014

TRABALHAMOS TODA A NOITE!



“Trabalhamos toda a noite e não apanhamos nada” foi a resposta de Pedro a Jesus quando os mandou lançar as redes para a pesca! Mas, contudo, à ordem de Jesus lançaram as redes que se encheram de peixes até quase se romperem!
Na vida é sempre assim! Evangelizar, lançar a Palavra de Deus no coração dos homens é difícil! Mas todas as vezes que prestamos atenção às palavras de Jesus acontece o inimaginável, porque Jesus  tudo pode perante as nossas fraquezas e debilidades, e se fizermos tudo o que estiver ao nosso alcance, Ele fará o resto! Contudo, não pensemos que as coisas acontecerão sem trabalho e canseira, porque Jesus/Deus não quer irmãos/filhos preguiçosos!
Façamos o nosso trabalho como se tudo dependesse de nós, mas certos de que sem a ajuda de Deus nada conseguimos!
Temos que ter “fé em Deus e pé na terra” como diz um velho ditado!
Retirado do Evangelho Quotidiano vejamos o que diz São Máximo de Turim:

“Quando o Senhor, sentado na barca, diz a Pedro : «Faz-te ao largo; e vós, lançai as redes para a pesca», não está propriamente a aconselhá-lo a lançar os instrumentos de pesca, mas a difundir no fundo dos corações as palavras da pregação. São Paulo penetrou neste abismo dos corações, lançando nele a Palavra: «Oh, que profundidade de riqueza, de sabedoria e de ciência é a de Deus!» (Rom 11,33). […] Tal como a rede traz para a barca os peixes que apanhou, assim também a fé conduz ao seu seio, ao repouso, os homens que reuniu.
Para dar a entender, uma vez mais, que o Senhor falava da pesca espiritual, Pedro diz-Lhe: «Mestre, trabalhámos durante toda a noite e nada apanhámos; mas, porque Tu o dizes, lançarei as redes.» […] O Verbo, a Palavra de Deus, é o Senhor, nosso Salvador. […] Lançando as redes de acordo com o Verbo, Pedro difunde a sua eloquência segundo Cristo, lançando as redes segundo as prescrições do seu Mestre: em nome do Senhor, lança palavras claras e eficazes, que permitem salvar, já não criaturas irracionais, mas os homens.
«Trabalhámos durante toda a noite e nada apanhámos.» Sim, Pedro tinha trabalhado toda a noite […]; quando brilhou a luz do Senhor, as trevas dissiparam-se e a fé permitiu-lhe distinguir, no fundo das águas, aquilo que os seus olhos não eram capazes de ver. Com efeito, Pedro sofreu por causa da noite, até que a luz de Cristo veio em seu auxílio; é por isso que o apóstolo Paulo afirma: «A noite vai adiantada e o dia está próximo» (Rom 13,12).
A noite e o dia, a vida terrena e a vida eterna!
Na caminhada da vida, para todos nós, cada vez a noite deste mundo está mais adiantada e o dia da eternidade mais próximo!
Que perante os olhos do nosso coração brilhe a Luz do Senhor para nos guiar no caminho certo, e que o Espírito Santo nos fortaleça a vontade de seguir sempre em frente sem desanimar, para quando chegar o fim da nossa vida possamos ter a felicidade de ter feito o melhor que podemos pela glória de Deus e felicidade dos homens nossos irmãos!

Sem comentários: