sábado, 27 de setembro de 2014

TUDO… TUDO… TEM SEU TEMPO!



Nas Eucaristias andam a ser feitas leituras do Livro do Coelet!  Todas maravilhosas! Mas realmente aqui está uma das que mais me toca e me tem feito muito bem:
“Tudo tem o seu tempo, tudo tem a sua hora debaixo do céu: Há tempo para nascer e tempo para morrer, tempo para plantar e tempo para arrancar; tempo para matar e tempo para curar, tempo para demolir e tempo para construir; tempo para chorar e tempo para rir, tempo para gemer e tempo para dançar; tempo para atirar pedras e tempo para as juntar, tempo para se abraçar e tempo para se separar; tempo para ganhar e tempo para perder, tempo para guardar e tempo para deitar fora; tempo para rasgar e tempo para coser, tempo para calar e tempo para falar; tempo para amar e tempo para odiar, tempo para a guerra e tempo para a paz. Que aproveita ao homem com tanto trabalho? Tenho observado a tarefa que Deus atribuiu aos homens, para nela se ocuparem. Ele fez todas as coisas apropriadas ao seu tempo e pôs no coração do homem a sucessão dos séculos, sem que ele possa compreender o princípio e o fim da obra de Deus.”
Nestes tempos que passam temos por hábito andar sempre a correr! E eu era uma dessas pessoas em corrida permanente e sempre sem tempo para nada!
Não me sentia bem assim, mas também não via jeito de melhorar, nem a idade me fazia mudar de atitude!
Um certo dia, num encontro de um grupo de trabalho apareceu este texto para meditação. O olhar para mim… e o pensar que temos tempo para tudo, fez-me tomar a decisão de mudar o rumo dos meus hábitos. Mas demorou tempo para ver alguns resultados positivos e permanentes, tive avanços e recuos, e confesso que ainda tenho algumas vezes a tentação de andar a correr e dizer que não tenho tempo para nada… mas como sei que é errado, com força de vontade e a ajuda de Deus lá vou melhorando aos pouquinhos, agora, bem mais calma e com tempo para tudo, estabelecendo prioridades, é muito bom saber escolher com clareza o que se deve fazer antes ou depois!
Quando penso no meu passado, sinto-me muito feliz pelo que Deus tem feito em mim, pois as minhas conquistas… são desejadas por mim… mas eu sei que até os meus bons desejos são obra do Espírito Santo de Deus, que não se cansa de me ajudar a acompanhar!
De facto, são os pecados, as muitas asneiras que faço que me levam a sentir pequenininha e como uma criança aconchegada pelo carinho e ternura de Jesus/Deus, que sei e sinto que me ama e perdoa incondicionalmente!
Que seria de mim sem todo este aconchego... não consigo imaginar!
Tenho imensa pena de quem não consegue sentir Deus por perto, pois Ele está com todas as pessoas, quer as pessoas o saibam ou não, o sintam ou não sintam, Ele ama a todas as pessoas, incondicionalmente, quer seja por elas amado ou não!
Obrigada Senhor, por seres tão bom, tão dedicado, tão amigo, tão misericordioso, tão carinhoso, tão terno!
Faz com que todos descubram como és no tempo que lhes dás, pois tudo tem seu tempo, também o tempo de Te descobrir existe na vida de toda a gente!
Sei que os Teus caminhos não são os nossos… mas também sei que podes fazer com que os nossos caminhos comecem a ser sempre os Teus!

Sem comentários: