quarta-feira, 17 de setembro de 2014

MISTÉRIOS DO AMOR DE DEUS!



Não há mãe sem filhos!  Quando um filho surge a mulher passa a ser mãe! E muito embora cada um tenha a sua própria vida, mãe e filho ficarão para sempre intrinsecamente unidos! É completamente impossível pensarmos em Nossa Senhora sem pensarmos em Jesus, assim como é impossível pensar em Jesus sem nos lembrarmos que sem Nossa Senhora Ele não se teria feito homem e nada seria como é, não teríamos nem seríamos Igreja, não saberíamos nada do que sabemos nem viveríamos nada do que vivemos!
Sem estes mistérios do Amor de Deus não seríamos nada mesmo! Não teríamos Maria nem Igreja, as duas Mães que tudo fazem para nos acolher e aconchegar na paz e amor de Deus!
Vejamos alguns estratos do que diz o Papa Francisco sobre estas duas Santas Mães:

‘Maria, “a Mãe que o Evangelho mostra "carinhosa e humilde" aos pés do seu filho na cruz, quando Cristo diz a João: "Eis a tua mãe". Mensagem que é dirigida a todos os cristãos e que também é "nossa esperança", pois nos diz que "não somos órfãos", mas temos Maria, que é "ungida como Mãe".
Na verdade, "nós temos duas mães": Maria e a Igreja. "A Igreja também é nossa Mãe e também a Igreja é “ungida como Mãe” quando percorre o caminho de Jesus e de Maria: “O caminho da obediência, o caminho do sofrimento".
Jesus "mesmo sendo Deus, aniquilou a si mesmo, humilhou-se e tornou-se um servo”. Ele “veio ao mundo para aprender a ser um homem, e sendo um homem, caminhar com os homens. Veio ao mundo para obedecer, e obedeceu. Mas essa obediência Ele aprendeu com o sofrimento”.
É com "essa obediência, com este aniquilar a si mesmo, humilhar-se, de Jesus," que tal promessa torna-se "esperança". O povo de Deus "caminha com a esperança certa”, também porque ao lado de Jesus neste caminho surge Maria. "A Nova Eva", como define São Paulo, "participa deste caminho do Filho: aprendeu, sofreu e obedece. E torna-se Mãe.”
"Estas duas mulheres, Maria e a Igreja" “levam em frente a esperança que é Cristo, dão-nos Cristo, geram Cristo em nós”. De fato, “sem Maria não existiria Jesus; sem a Igreja, não podemos andar em frente”.
Então, "duas mulheres e duas mães", "e, ao lado delas, a nossa alma, que nas palavras do monge Isaac, o abade de Stella, é" feminina" e assemelha "à Maria e à Igreja".
Hoje, olhando para esta mulher ajoelhada aos pés da Cruz, "firmíssima em seguir seu Filho no sofrimento para aprender a obediência; olhando-a, olhamos a Igreja e olhamos nossa Mãe”. Convido também a olharmos “nossa pequena alma que não se perderá jamais, se continua sendo também uma mulher próxima a estas duas grandes mulheres que nos acompanham na vida: Maria e a Igreja”.
Assim “como os nossos Pais saíram do Paraíso com uma promessa, hoje podemos ir adiante com uma esperança: a esperança que nos dá nossa Mãe Maria, firmíssima junto à Cruz, e nossa Santa Mãe a Igreja Hierárquica”.’

Sem dúvida que esta Igreja Santa também é pecadora, pois pecadores somos todos nós que formamos a Igreja, onde temos a ventura de receber o perdão e a Misericórdia de Deus, que nos chega através dos homens pecadores, pois Deus quer precisar dos homens para conquistar e ajudar a caminhar para Ele outros homens… Mistérios do Amor de Deus!
Que o Espírito Santo nos fortaleça e  encaminhe! Que as mãos de Maria nos amparem e os homens e mulheres que integram a Santa Igreja sejam, de facto, cada vez mais santos! Amém!

Sem comentários: