segunda-feira, 1 de setembro de 2014

NENHUM PROFETA É ACEITE NA SUA TERRA!


O Evangelho de hoje, Lc 04, 16-30, que deve ser lido e meditado muitas vezes, faz dar muitas voltas à cabeça e à vida!
Tal como hoje, no tempo de Jesus, as pessoas que se julgavam importantes por fazerem parte do povo de Deus e frequentarem as sinagogas queriam ouvir de Jesus o que lhes interessava e vê-lo fazer milagres e prodígios. Quando Jesus lhes disse o que pensava acerca deles, tudo mudou de figura, e em vez de aclamações de júbilo houve recusas de morte. Jesus só não morreu ali caído do monte abaixo, e escapou ileso porque a Sua tarefa neste mundo ainda não estava cumprida!
Pertencemos ao Povo Cristão, que pensamos o povo eleito do Senhor. Já temos pensado que para Jesus não há povo eleito, mas uma Humanidade que Ele quer ver toda feliz? Já pensamos alguma vez que o que nos parece sermos mais que os outros por sermos cristãos apenas nos dá a obrigação de viver como cristãos, para que quem ainda não é cristão venha a querer sê-lo, e o seja de verdade? E Assim sendo… como vivemos o nosso ser cristão? Ao modo de Jesus aceitando a vontade do Pai, ou ao modo dos homens querendo parecer sempre bem e que tudo nos dê sempre certo, nos corra muito bem? Como ficamos quando os nossos amigos e conhecidos não dão valor ao que fazemos? Ficamos zangados ou aceitamos tudo por amor do Senhor que também foi rejeitado na Sua terra e entre os Seus amigos?
E como mostramos ao mundo o nosso ser cristãos? A pensar que somos os “queridos” do Senhor só por sermos cristãos, ou vivendo o cristianismo como o Senhor viveu, na entrega por amor, na paz e serenidade, nas subidas ao monte do nosso interior para orarmos intensamente como Ele rezava intensamente ao Pai?
Tantas questões que nos podemos fazer! Certos de que, por muito bem que procedamos, sempre haverá entre nós quem tente derrotar o nosso trabalho e as nossas atitudes! Mas não podemos esmorecer! Sejamos fortes no Espírito Santo de Deus, pedindo-Lhe incessantemente que nos agracie com os seus dons admiráveis, pois só assim poderemos ser minimamente o que Jesus nos veio ensinar e o Pai deseja que sejamos!
Que Maria nos proteja com a Sua mão forte e coração arrojado e sereno!

Sem comentários: