domingo, 31 de agosto de 2014

RETIRA-TE DE MIM, SATANÁS!



Esta expressão, retirada do Evangelho de hoje, dá que pensar! Jesus gostava, amava Pedro, e ainda assim chamou-o Satanás. Pedro também amava Jesus, do seu jeito, do jeito dos homens, e o resultado desse amor era não permitir que nada de mal acontecesse a Jesus.
Nós somos mesmo assim! Nunca aceitamos nada de mal que aconteça aos amigos! Precisamos de muito tempo para aceitar… ou então, só aceitamos quando somos forçados a isso.
São Pedro não aceitou o sofrimento atroz e a morte de Jesus. Vê-se nitidamente pela forma como o negou três vezes durante a paixão, ele não queria ver Jesus sofrer, não queria, pois Jesus para ele era o maior, nada de mal podia acontecer-lhe. Pedro imaginava que Jesus tinha força para fugir do mal… ou seja, da morte infame que sofreu.
Quantas vezes, por sermos amigos de uma pessoa e de não querermos que nada de ruim lhe aconteça, acabamos por a desviar do verdadeiro caminho que deveria percorrer. E pedimos a Deus o que entendemos melhor para essas pessoas, quando deveríamos pedir, sim, o que Deus achasse melhor para elas.
Recordo-me dizer frases que considerava reconfortantes como pedido de cura frente a uma pessoa muito querida mas que se sabia condenada pelo safado do cancro, e que me respondeu muito convictamente: “Nós… não sabemos rezar!”
E não sabemos rezar! Bom, eu só posso falar por mim… mas confesso que, depois de muito querer aprender e de inúmeros treinos… ainda não sei rezar, muitas vezes sou como Pedro junto de Jesus naquele momento, “satanás”, pois vejo só o que os meus olhos físicos alcançam e só quero o que meu coração deseja, sem olhar ao querer de Deus. E estou consciente de que muitas pessoas também são “satanás” junto de mim, pelas mesmas razões.
 Comportamentos destes acontecem entre amigos, mas mais entre os pais e os filhos que tantas vezes são desviados do verdadeiro caminho pelo receio que os pais têm de que algo de mal lhes aconteça se forem por ali.
Preciso, precisamos de muita luz, força e protecção!
Senhor, mostra-me(nos) os teus caminhos, mostra-me(nos) a Tua vontade para cada um de nós, faz-me(nos) aprender a ver mais com os Teus olhos do que com os nossos e a sentir mais ao jeito do Teu coração, sê a nossa força na tribulação e a luz no nosso caminho! Ajuda-me(nos) a desviar-nos de quem nos pode desviar dos Teus caminhos! Que tenhamos a Sabedoria de escolher sempre o que mais Te agrada que é sempre o melhor para nós, ainda que não o pareça!
Senhor, confio em Ti, pois só Tu me podes socorrer!

Sem comentários: