domingo, 24 de agosto de 2014

OLHAR-SE E RECONHECER-SE… É MUITO MAIS DO QUE VER!





Os Evangelhos deste final de semana, Mt 23,1-12  e 16,13-20, foram muito significativos para mim.
O primeiro, o de ontem, no apelo à verdade e coerência de vida, à relação firme e harmoniosa entre o ser e o parecer, pois não faz qualquer sentido exigir dos outros o que não se é capaz ou não se quer fazer!
Cada um de nós deve viver no reconhecimento de si mesmo  tal qual é, com defeitos e qualidades, e deitar fora da sua maneira de ser o louvor do homem pelo homem, pois só Deus que Jesus nos veio mostrar é digno de louvor por Seu imenso amor, verdade e dedicação absoluta.
Acerca deste Evangelho Issac, o Sírio que no século XVII foi monge perto de Mossul disse:  
“Aquele que reconhece os seus próprios pecados […] é maior do que aquele que ressuscita os mortos por meio da oração. Aquele que geme uma hora pela sua alma é maior do que aquele que abraça o mundo inteiro pela sua contemplação. Aquele a quem foi dado a ver a verdade sobre si próprio é maior do que aquele a quem foram dados a ver os anjos.”
O segundo Evangelho, o de hoje, mostra-nos a verdadeira dimensão da Igreja de Jesus Cristo por Ele entregue ao cuidado de Pedro e dos outros Apóstolos.
Temos que ter consciência de que a Igreja é santa porque pertença de Jesus Cristo, O SANTO, mas dirigida por homens que, uns mais outros menos, todos são pecadores. Jesus, mesmo reconhecendo os homens pecadores, confia neles e ama-os infinitamente, por isso disse  a Pedro que nada abateria a Sua Igreja.
Atar e desatar… quer dizer orientar! E a esta parte, claro que Jesus nunca deixará os homens sós, pois prometeu estar com a Igreja até ao fim dos tempos. A verdadeira direcção da Igreja de Jesus Cristo está nas mãos do Espírito Santo, o grande incentivador da vida em Deus!
Quando pessoas simples como eu sentem tão profundamente a acção profícua de Deus nas pequenas atitudes a tomar na vida, quanto mais O sentirão aqueles e aquelas a quem Deus entrega tantas responsabilidades!...
Rezemos uns pelos outros, pois a Igreja somos todos nós, onde cada um tem a sua tarefa a realizar.
Que o Espírito Santo de Deus nos oriente e acompanhe sempre, amém!

Sem comentários: