domingo, 10 de agosto de 2014

DOMINGO MEMORÁVEL!...



Aparentemente… um domingo como qualquer outro, mas não! Este marcou-me por demais!
Conforme o costume dominical decidimos participar na Eucaristia das nove.
A actividade comunitária parecia mais viva!
A solene procissão de entrada muito maior que o habitual, com pessoas de todas as idades, sorridentes e felizes, a colocarem-se bem perto da Pia Batismal!
Chegada a hora aprazada, três bebés e duas crianças estavam preparados para a celebração do Batismo, ao que o Sacerdote deu a maior atenção, principalmente às duas mocinhas, dado que a mais novinha fora ajudada pela mais velha. O Prior evidenciou a sua participação na Catequese de preparação feita sobretudo nas aulas de Moral… não sei onde… pois não disse.!
E enfatizou que elas fizeram o que muitos cristãos não fazem, ir ouvir e aprender a Palavra de Deus.
A participação dos presentes no evento foi de uma alegria esfusiante, sentia-se profundamente que estavam ali com o maior carinho, ternura, gosto e prazer.
Chegada o momento da Consagração o Padre chamou as  duas meninas para junto do altar, dizendo muito convictamente que iam comungar, pois pelo Batismo estavam totalmente limpas de todo o pecado… mas tinham que ter cuidado a partir dali, pois se voltassem a errar teriam de recorrer à reconciliação como é o habitual.
No abraço da paz, toda a gente queria saudar as meninas, que foram chamadas novamente a ocupar o seu lugar junto do altar, de onde só saíram no final da distribuição da Sagrada Comunhão.
O Grupo Coral, como sempre, cantou e encantou.
No final, o Padre volta-se para os participantes nos batismos e diz-lhes muito simplesmente: “Vão ao Paulo para fazer os registos, porque eu não vou poder estar presente!”
Sem fazer qualquer Homilia, aquele sacerdote, na sua simplicidade habitual, deu uma enormíssima lição de catequese a todos os paroquianos e pessoas presentes.
Tal como aconselha o Papa Francisco, em nome de Jesus Cristo como Seu representante na comunidade acolheu docemente quem o procurou repartindo o que Jesus tinha para dar.
Lembrei as palavras sábias que ouvi ao Frade Eugénio, irmão Dominicano a viver no estrangeiro faz tempo, que disse ser muito difícil as pessoas emigradas continuarem a sua vida cristã como o fazem nas suas terras, pois as dificuldades e distâncias dos locais de culto são muitas, e acaba por cada um ser cristão o melhor que pode e sabe, à espera da hora do regresso para retomarem as suas vivências e se tornarem cada vez melhores cristãos!  
Para concluir, vi neste acontecimento a presença do Evangelho de hoje, a tempestade acalmada por Jesus, que realça barca da vida da Igreja e a barca da vida de cada um de nós que, frente às dificuldades, chama por Jesus com a certeza de que só Jesus pode socorrer.
São situações como esta que nos encham de esperança!
Muitas vezes pensamos que a prática de alguns sacramentos se faz apenas para a “fotografia”, e até pode ser… mas não acredito que vivências destas não deixem marcas profundas em quem as experiencia, marcas que um dia poderão servir de suporte à entrada em rotinas diárias mais de acordo com a vida interior cheia de amor verdadeiro que é o que Jesus nos pede, e a Sua e nossa bendita Mãe ajuda a praticar!
Que Deus seja louvado!

Sem comentários: