terça-feira, 12 de agosto de 2014

A TORMENTA DE TODOS OS DIAS!



 
A tormenta de todos os nossos dias não foi, não é nem nunca será ignorada por Deus, é Jesus que no-lo assegura quando diz : “Eu estarei convosco, todos os dias, até ao fim do mundo!”
Mesmo conscientes desta realidade, muitas vezes desanimamos nas lutas da vida, tal como nos diz o Papa Francisco: 

‘A comunidade em meio da tormenta se esquece do Jesus da solidariedade e o vê como um fantasma se aproximando na escuridão. Quer ir até Ele, mas se deixa amedrontar pelas forças adversas. O Evangelho nos convida a fazer uma experiência total de Jesus, rompendo nossos prejuízos e nossas seguranças. Devemos deixar que Jesus nos fale através do livro da Bíblia e do livro da vida. Cristo nos convida a não duvidar, pois Ele está na barca. Ele nos diz: “Coragem, sou eu, não tenhais medo”.
Entre o temor e a esperança, devemos desejar a presença do Senhor. Resignar-se à ausência não é bom sinal para a fé. A fé gera confiança e esta se manifesta na ousadia que vence o medo. Afundamos quando nos apoiamos só em nossas forças ou razões. A auto-estima é boa conquanto não degenere na auto-suficiência.’

O Santo Padre preocupa-se em nos alertar para as intempéries que nos forem surgindo, apelando ao nosso querer e saber da constante presença de Deus junto de nós. No decorrer do tempo cada vez me convenço mais de que a explicação do Evangelho semanal na Homilia de Domingo é sempre muito pouco para quem quer, minimamente, ter parte activa na sua própria construção como pessoa e na construção do mundo de acordo com os planos de Deus! Repetir a leitura do Evangelho e meditar no que nos poderá dizer a cada leitura, já é muito melhor, pois conseguiremos descobrir muitas realidades que só se tornarão visíveis quando procuradas insistentemente confiantes de que a Palavra de Deus sempre nos surpreende a cada instante dando-nos gradualmente o que necessitamos para ir vencendo a tormenta de todos os dias, fortificados pela presença activa de Jesus nas nossas próprias tormentas e nas tormentas do mundo para as tornar superáveis para todos!
Não podemos esquecer que Deus é Amor, e ama desmedidamente! Ama a quem O ama e deseja ser amado por Ele...  e ama também muito mais do que um qualquer pai que procura o filho querido perdido nas amarguras do mundo... a todos os que O não amam nem querem amar nem conhecer... à espera que se voltem para Ele de modo a se sentirem mais realizados e felizes!
Que o Espírito Santo nos esclareça da VERDADE e nos ilumine e ajude a todos!

Sem comentários: