sábado, 9 de agosto de 2014

TRANSFIGURAR… É MUDAR!



Uma quantidade de acontecimentos importantes logo a partir do início do mês! Hoje, é dia de Santa Teresa Benedita da Cruz, mas a Transfiguração do Senhor, que se celebra no dia 6, instituída pelo papa Calisto II no ano 1456, em que Jesus se manifesta aos seus três apóstolos com todo o esplendor da sua divindade, conserva-se no meu pensamento.

Jesus manifestou a sua divindade aos três Apóstolos para os encorajar e fortalecer de modo a aguentarem a Sua paixão e morte que estava cada vez mais próxima.

Os apóstolos, ao verem Jesus resplandecente de luz ficaram tão alegres e satisfeitos que afirmaram ser bom estar ali.

Acompanhando as sábias palavras do Papa Francisco, “é bom ficar com Jesus quando a nossa vida está no monte Tabor” mas quando a dor aparece, tal como Jesus no Jardim das Oliveiras, sentimos uma tristeza muito grande! A variação entre a alegria da luz e a tristeza da dor pode medir-se pela atitude de Pedro “que no monte Tabor queria ficar ali para sempre perto de Jesus transfigurado” enquanto que “no Monte das Oliveiras não tem o mesmo entusiasmo e alegria para ficar perto de Jesus, mas dorme e Jesus fica só.”

E o Papa Francisco adverte: “É fácil ficar com Jesus quando em nossa vida tudo dá certo. Mas, quando vem a hora da tribulação temos a mesma alegria, coragem e fé para continuar com Jesus, e saborear o cálice amargo da paixão e não somente a luz do Tabor? Jesus nos concede a consolação para sermos fortes na hora das dificuldades, para sermos sempre fiéis a Ele quando nos chama a compartilhar o sofrimento da paixão. Só nesta fidelidade podemos dizer que amamos Jesus de verdade, e não somente as consolações de Jesus.”

Outro aspecto da Transfiguração para que o Papa chama à atençao: ‘“O rosto de Jesus brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz” (17, 2). Jesus nos doou um ensaio da sua divindade. Ele apareceu resplandecente de luz. Uma transformação semelhante acontece na pessoa batizada. Com o batismo Deus Trindade toma posse de sua criatura. Esta, espiritualmente falando, resplandece pela presença deste Deus. Deus nos comunica a sua beleza e a sua luz.

Nos primeiros séculos os neófitos eram chamados de “fotoi”, isto é, “iluminados”, evidenciando assim o resplendor de uma pessoa na qual habita Deus Trindade. A transfiguração de Jesus é uma antecipação da nossa transfiguração. A consequência é que também o nosso modo de viver deve ser transformado.’

A Transfiguração de Jesus faz-nos pensar em como, no dia-a-dia da vida, vamos mudando os nossos critérios e atitudes de modo a ficarmos cada vez mais parecidos com Jesus.

Que o Espírito Santo nos ilumine e fortaleça!

Sem comentários: