quinta-feira, 28 de agosto de 2014

DEZ FORMAS DE SER FELIZ!



Viver não custa, dizia a minha mãe! O que custa é saber viver! Também o ser feliz não custa e é bom, mas temos que aprender regras de felicidade!



- Viver e deixar que os outros vivam, sem lhes causar qualquer embargo e ajudando-os, se necessário!

- Fazer alguma coisa pelos outros, doar-se a eles para não cair no egoísmo!

- Olhar-se face aos próprios movimentos, deixar para trás as birras rápidas de criança e os desejos incontrolados de adolescente, e mover-se calmamente, com benevolência e humildade, tal como os idosos que aprenderam a acalmar-se vida. com a vida!

-Saber brincar com as crianças, filhos, sobrinhos e outros familiares e amigos, gastar tempo com elas, e sem a ansiedade de ter muito, aprender a ler, a pintar, a cantar, a praticar qualquer arte que nos fará sentir sempre úteis e rejuvenescidos.

- Compartilhar os domingos com a família! O encontro da família é um enorme suporte de felicidade!

- Ter criatividade e engenho para inventar algo que ajude os jovens a conseguir emprego e outras actividades de tempo livre, para que não caiam no suicídio, na droga, no álcool, na prostituição. Não basta que os jovens tenham dinheiro, é preciso que se sintam úteis e realizados, que se bastem a si mesmos com dignidade

- Cuidar da natureza, plantas, jardins, quintais, familiarizar-se com passarinhos, peixes, animais, pois tudo isso, muito embora necessite de cuidados e dê trabalho, dá imenso prazer!

- Treinar a auto-estima e crescer humana e espiritualmente, aprendendo a não falar dos outros, a não ser que seja a dizer bem! Fazer tudo para esquecer rápido o que é negativo!

- Dar um lugar primordial ao respeito por quem pensa diferente de nós, arrastando os outros mais pelo testemunho do que com palavras, aprendendo a dialogar, não para convencer o outro da nossa razão, mas para que todos  possam crescer no seu meio ambiente natural e a partir das suas realidades concretas.

- No meio das inúmeras guerras em que vivemos e nos destroem, guerras de armas, guerras de ideias e antes de mais guerras contra os nossos próprios defeitos, procurar avidamente a paz, paz connosco mesmos, pois se não conseguirmos a nossa paz interior nunca poderemos viver em paz verdadeira com quem connosco convive!



Que o Espírito Santo nos fortaleça, Jesus seja a nossa companhia, Nossa Senhora peça por nós que tanto necessitamos!

Sem comentários: