segunda-feira, 8 de setembro de 2014

CORRUPÇÃO… NÃO!



Fala-se por demais em corrupção! E afirma-se categoricamente que A ou B é corrupto ou corrupta!
Mas, importa sabermos ao certo o que é a corrupção?
A corrupção é o escândalo e a exploração do homem pelo homem. E toda a exploração mata, tira a liberdade, escraviza! Escraviza antes de mais o corrupto ou corrupta, que pensando no dinheiro, haveres, grandezas… sei lá… muitas vezes sem pensar no mal que está a fazer, ultrapassa os limites da moral e da ética de forma tão camuflada e firme que as pessoas lesadas ficam também escravizadas por não conseguirem que a verdade seja aceite nem terem acesso a uma defesa capaz!
Encontramos corrupção em todos os sectores da sociedade, na política, nas empresas, e até mesmo nas instituições religiosas incluindo a Igreja.
Os corruptos roubam a verdade, a paciência e o bom nome das pessoas atingidas pela corrupção; escravizam essas pessoas porque não podem defender-se perante as suas prepotências; escondem tão bem as suas maldades, que perante a sociedade aparecem como bonzinhos. E o pior é que quem paga as corrupções são as pessoas mais pobres e inocentes, as que menos podem! Podemos ver isso em tantos actos corruptos que têm acontecido em Portugal e que, por intercessão do Governo, acabam por ser pagas pelo pobre do povo com a diminuição de salários e aumento de impostos.
O Papa Francisco diz que “o corrupto irrita Deus e faz o homem pecar.”
E diz ainda que “quando alguém entra no caminho da corrupção tira a vida, usurpa e se vende” e “quando se chama uma pessoa corrupta estamos a dizer que essa pessoa está condenada, que Nosso Senhor a aparta."
E conclui que “a penitência é a porta de saída para todos os corruptos”, que devem pedir perdão, não de uma forma qualquer, mas como fez Zaqueu: “ eu roubei e vou restituir quatro vezes mais”.
Como cristãos, devemos fugir da corrupção, ter pena dos corruptos e rezar muito para que se convertam ao Senhor!
Que Nossa Senhora da Natividade nos ajude.

Sem comentários: