sexta-feira, 24 de outubro de 2014

AS FOMES HUMANAS!



Numa sociedade insaciável nunca é demais falar em fomes! Até porque todos temos imensas fomes! É só pôr-nos a pensar um pouquinho que seja! E nós afligimo-nos demais com as fomes que são satisfeitas com alimentos, mas essas ainda são as melhores de saciar!
Afligimo-nos com um sem número de fomes, quando só o saciar a fome de vida, de amor, de eternidade basta para sermos verdadeiramente felizes dentro das nossas parcas possibilidades de seres  humanos.
Para saciar estas fomes, encontramos em Jesus o alimento.
“É Ele mesmo o pão vivo que dá vida ao mundo (cf. Jo 6,51). Seu corpo é verdadeira comida sob as espécies do pão; o Seu sangue é verdadeiramente bebida sob as espécies do vinho. O Corpo de Cristo é o pão dos últimos tempos, capaz de dar vida, e vida eterna, porque a substância deste pão é o Amor, um amor tão grande que nos alimenta com o Seu próprio ser; amor gratuito, sempre disponível a cada pessoa com fome e necessitada de revigorar as suas forças. Viver a experiência da fé significa deixar-se nutrir pelo Senhor e construir a própria existência não sobre bens materiais, mas sobre a realidade que não perece: os dons de Deus, a Sua Palavra e o Seu Corpo.
Se olharmos à nossa volta, percebemos que há tantas ofertas de alimentos que não são do Senhor e que, aparentemente, satisfazem mais. Alguns são nutridos pelo dinheiro, outros com sucesso e a vaidade, outros com poder e orgulho. Mas a comida que nos alimenta e que realmente nos satisfaz é apenas aquela que o Senhor nos dá! O alimento que o Senhor nos oferece é diferente dos outros, e talvez ele não pareça tão saboroso como os alimentos que nos oferece o mundo. Por isso, sonhamos com outras refeições, como os judeus no deserto, que lamentavam pela carne e as cebolas que comiam no Egito, mas eles esqueceram que as refeições eram feitas na mesa da escravidão. Eles, nos momentos de tentação, tinham memória, mas uma memória doente, uma memória seletiva.
Cada um de nós, hoje em dia, pode perguntar-se: e eu? Onde gostaria de comer? Em qual mesa eu quero me alimentar? Na mesa do Senhor? Ou sonho em comer alimentos saborosos, mas na escravidão? Qual é a minha memória? Aquela que o Senhor me salva, ou aquela do alho e das cebolas da escravidão? Com qual memória sacio a minha alma?”
Que melhor... do que estas palavras do Papa Francisco!
Que o Senhor Jesus nos ajude a procurar saciar a verdadeira fome que sacia, a fome dEle próprio que por muito amar se fez nosso alimento!

Sem comentários: