domingo, 19 de outubro de 2014

CLARO… QUE É URGENTE MUDAR!




É urgente mudar!
Mudar as nossas atitudes, a nossa maneira de ser e estar, de acolher quem connosco se cruza no caminho da vida! mudar na busca incessante de tudo o que der maior glória a Deus e felicidade aos homens nosso irmãos!
A Palavra de Deus, tal como Deus, é imutável, mas tem que ser constantemente adaptada à mentalidade do ser humano a quem é dirigida.
Os garantes dessa adaptação estão na Hierarquia da Igreja, em constante atenção ao desenvolvimento do mundo que a rodeia para que a Palavra de Deus possa ser sempre actual às suas prementes necessidades.
Há muitas esperanças de mudança ligadas ao Papa Francisco, mas tenho a certeza de que ele não vai mudar nada. Conhecedor acérrimo da Palavra que prega e vivencia, é muito atento aos sinais dos tempos da época em que vivemos e tudo fará para que a vivência da Palavra imutável em si mesma seja devidamente compreendida conforme as circunstâncias específicas de momento, de modo a ser  assimilada e vivenciada por todas as pessoas segundo os desígnios do Espírito Santo de Deus. 
As mudanças, se as houver, nunca terão nada a ver com a verdade e imutabilidade da Palavra de Deus, mas com a Sua correcta interpretação e adaptação às necessidades actuais palpavelmente sensíveis e visíveis nos sinais dos tempos!
Claro que temos que mudar! É urgentíssimo mudar!
Se na vida corporal passamos de feto a bebé, de bebé a criança, a jovem, a adulto e a sénior ou idoso... também teremos que mudar a forma de ver, sentir, compreender e viver a nossa vida espiritual! É imperioso e urgente, não se compreende que assim não seja.
Lamentavelmente, sei que há muita gente que a nível de vivência espiritual não chega a sair da vida intra-uterina, o que é muito errado! É para que todas as pessoas cresçam como convém na vida espiritual que existe a Hierarquia da Igreja, que se fala tanto na actividade Missionária e na Nova Evangelização, que se diz tantas vezes que os cristãos, procurando permanentemente ser evangelizados,  têm também obrigação de evangelizar, de mostrar a quem com eles convive como se vive de acordo com a vontade de Deus para que fomos criados!
Os cristãos receberam no Baptismo a ordem natural de mestres (pelo que devem ensinar Jesus com a vida e com palavras se preciso for) de sacerdotes (para rezar por si mesmos e por toda a gente como intermediários entre Deus e os homens através da oração à imitação dos  sacerdotes ordenados) e reis (vivendo de acordo com Jesus Cristo na prática do verdadeiro Amor  e Caridade fraterna e da Paz universal, pondo-nos ao serviço da comunidade onde formos necessários dentro das nossas possibilidades que devem ser bem aproveitadas).
O ser “Rei” de Jesus não é ter honras e glória, é estar ao serviço, é ser serviço, como Ele próprio foi!
O Baptismo torna-nos Filhos de Deus e irmãos de Jesus, o que é bom demais. Mas quanto a glórias do mundo... estão atrás descritas as glórias que o Baptismo nos confere.
A César o que é de César, diz o Evangelho de hoje! Que consigamos amar a Deus e as irmãos como convém. Que consigamos dar ao mundo o que o mundo necessita para ser mais feliz do que é… de modo a que Deus seja louvado na felicidade dos homens! Que o Espírito Santo nos dê a Sabedoria de podermos compreender, aceitar e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para maior glória de Deus e felicidade de todos os homens e mulheres! 
Que Deus seja louvado!

Sem comentários: