terça-feira, 14 de outubro de 2014

DEUS… NÃO SE CANSA DE NOS CONVIDAR!



Deus é Trindade, é sociedade, é família! E criou-nos para, a partir de uma família, vivermos fraternalmente em sociedade!
Diz-se que Deus é Pai e Mãe, e assim é! Mas a Mãe Maria, Nossa Senhora, é como que a parte feminina de Deus!
Quando pensamos que já sabemos alguma coisa… aparece sempre algo que nos desinstala de nós mesmos para partirmos ao encontro de mais aprendizagens para integrarmos na vida! Sim, porque saber e não vivenciar é o pior que nos pode acontecer!
A partir da Palavra de Deus, que sempre existiu, existe e existirá, a cada dia surgem novas formas de ver e viver! É por isso que Deus é novidade permanente!
Na parábola deste Domingo, um Senhor preparou um grande banquete a que os convidados, apontando as mais díspares razões, rejeitaram a comparência. Então o Senhor mandou chamar toda a gente sem distinção para encher a sala do banquete… onde apareceu um convidado sem veste própria, a veste nupcial, que é o Amor  para com Deus e os irmãos ou seja, a vivência da verdadeira Caridade!
Há dias fui ao Blogue Derrotar Montanhas e encontrei um texto maravilhoso acerca do Deus das surpresas, que aceita toda a gente que O quer seguir não olhando a nada que a pessoa tenha feito… e compreendi melhor do que já compreendia o incomensurável Amor de Deus pelos homens… o que os homens, pela forma como se relacionam com quem comete erros mais visíveis… ainda estão muito incapacitados de compreender!
Pela palavra do Santo Padre, Bispos, Sacerdotes, Diáconos… e outras pessoas consagradas à missão, Deus convida os cristãos a segui-Lo e oferece gratuitamente a Sua amizade, alegria, salvação, que nós muitas vezes não aceitamos porque temos os nossos gostos e quereres e as nossas preocupações materiais…e o Senhor manda ir às periferias, a todas as outras pessoas carentes, pobres, doentes, abandonadas, rejeitadas, muitas vezes ávidas de receber a Palavra de Deus e a pôr em prática!
“A bondade de Deus não tem confins, não discrimina ninguém: por isso o banquete dos dons do Senhor são universais, são para todos. A todos é dado a possibilidade de responder ao seu convite, ao seu chamado; ninguém tem o direito de se sentir-se privilegiado ou pedir exclusividade. Tudo isso nos leva a superar o hábito de nos posicionar confortavelmente ao centro, como faziam os chefes dos sacerdotes e os fariseus. Isso não deve ser feito; devemos nos abrir às periferias, reconhecendo que mesmo aqueles que estão às margens, aqueles desprezados e rejeitados pela sociedade são objetos da generosidade de Deus.  Todos nós somos chamados a não reduzir o Reino de Deus aos confins da "igrejinhas" – a nossa "igrejinha pequenina"- mas dilatar a Igreja à dimensão do reino de Deus. Mas há uma condição: vestir o habito nupcial, ou seja, testemunhar a caridade para com Deus e para com o próximo.” (Papa Francisco)
Senhor Jesus, ajuda-nos a escutar e dizer sim ao Teu constante convite à conversão e a
viver como Tu queres que vivamos! Amém!

Sem comentários: