domingo, 26 de outubro de 2014

PALAVRAS IMPRESSIONANTES!...



Tenho por hábito guardar tudo o que não consigo ler como quando aparece para depois devorar e assimilar tudo da melhor forma possível, para ir crescendo cada vez mais com as partilhas dos outros, meditando nelas para a partir delas poder viver melhor o amor. E também,  através delas, poder fazer as minhas próprias partilhas!
Imaginem o que guardei do Papa Francisco:

“O único caminho para se vencer o pecado da corrupção é o serviço aos outros, que purifica o coração. A história de Nabot, condenado e apedrejado até a morte com traição arquitectada por Jezebel com a cumplicidade de falsas testemunhas para que o rei Acab pudesse receber o terreno que queria, e que ele recebeu "tranquilo, como se nada tivesse acontecido",  repete-se continuamente" com as pessoas que têm "poder material, político, ou espiritual".
Há políticos e chefes de empresas levados à justiça por enriquecerem magicamente explorando vassalos e trabalhadores, clérigos que enriquecem demais deixando o  seu dever pastoral para cuidar do seu poder. Corruptos políticos, corruptos dos negócios e corruptos eclesiásticos, existem em toda parte. E nós temos que dizer a verdade: a corrupção é um pecado que está sempre à mão (...) Todos nós somos tentados pela corrupção. É um pecado que está ao nosso alcance. Porque, quando alguém tem autoridade, ele se sente poderoso, se sente quase Deus".
Uma pessoa torna-se corrupta trilhando o "caminho da própria segurança". Com "o bem-estar, o dinheiro, o poder, a vaidade, o orgulho... E a partir disso, vem tudo. Até matar". E … a corrupção é paga pelo pobre.
"Quando falamos dos corruptos políticos ou dos corruptos económicos, a conta é paga com os hospitais sem remédios, os doentes sem atenção, as crianças sem educação. São os Nabot de hoje, que pagam pela corrupção dos grandes. E quem paga a corrupção de um prelado? Quem paga são as crianças, que não sabem fazer o sinal da cruz, que não sabem a catequese, que não recebem cuidados. Quem paga são os doentes que não são visitados, os presos que não recebem atenção espiritual. Os pobres pagam. A corrupção é paga pelos pobres: pobres materiais, pobres espirituais".
"o único caminho para se sair da corrupção, e para se vencer a tentação do pecado da corrupção, é o serviço". A "a corrupção vem do orgulho, da soberba, e o serviço humilha": "é a caridade humilde para ajudar os outros".”

Nada mais será necessário dizer para que o que aqui se descreve seja bem compreendido! De facto, este Papa surpreende... e se não seguimos os seus ensinamentos e regras de vida... a culpa é simplesmente nossa, pois ele com a maior simplicidade e convicção diz o que pensa e faz o que diz!
Que Deus o proteja... e a nós não nos desampare.

Sem comentários: