terça-feira, 28 de outubro de 2014

PÃO EUCARÍSTICO


O Pão Eucarístico é a Sagrada Comunhão, de que tanto se fala na actualidade! Muitos, que desse Pão se podem alimentar, não o fazem, enquanto outros, que pelas mais variadas razões têm que se manter afastados da Comunhão Eucarística, querem abeirar-se ou abeiram-se indevidamente.



O Padre António Riviero diz:  comem Dele bons e maus, com proveito diferente; para uns é vida; para outros, morte”. Para comer este Pão com dignidade e respeito, a nossa alma tem que estar limpa, o nosso coração bem decente. Não podemos jogar este Pão dos anjos aos cachorros das nossas paixões. É para os filhos que se aproximam do banquete com o traje de gala da graça e da amizade com Deus. Para Santo Agostinho de Hipona, a Eucaristia tem como finalidade ultima a união dos cristãos com Cristo e entre si. É o que são Paulo nos diz: “formamos um só corpo, porque todos comemos do mesmo pão”. A Eucaristia é o meio privilegiado para edificar a Igreja. Por isso podemos dizer com santo Agostinho que a Eucaristia é “sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade”.”
E questiona: “Tenho fome do Pão de vida eterna, ou tenho o estômago cheio de manjares mundanos? Noto que a Eucaristia me transforma em Jesus, e me faz pensar, sentir e amar como Cristo? Comungo em estado de amizade com o Senhor? Procuro tempo para contemplar e adorar a Cristo Eucaristia na Igreja uma vez por semana?”

A comunhão sacramental é muito desejada por pessoas que, depois de um matrimónio falhado pelas mais variadas razões voltam a juntar-se com casamento civil ou simplesmente união de facto, situação contrária às leis que a hierarquia da Igreja têm a esta parte.

Dá pena, muita pena, vermos pessoas tão desejosas de comungar afastadas da mesa da Comunhão, mas a Comunhão Sacramental é um Sacramento que pressupõe uma união íntima da pessoa com Jesus, e qualquer tipo de desunião afasta a pessoa da mesa da Comunhão. A pessoa até pode estar interiormente preparada para receber Jesus, mas o interior da pessoa é realmente desconhecido a seres humanos pecadores e falíveis, o que leva à existência de regras a cumprir! Com o tempo poderá chegar-se a outras conclusões, pois o Espírito Santo actua como quer e onde quer, e como Deus que é com o Pai e o Filho, encontrará soluções para todos puderem, de facto, viver realizados e felizes, que é o sonho de Deus para todos e cada um de nós!

Que tenhamos a coragem e sabedoria de seguir as instruções do Espírito Santo que não se cansa de nos acalentar e encaminhar dos mais diversos modos!

Que ELE nos ajude!

Sem comentários: