quinta-feira, 16 de outubro de 2014

AMEMOS A CRUZ DE JESUS!



Amar a Cruz de Jesus é amar a Vida, o Caminho e a Verdade, é amar a Deus, é ter  presente o infinito amor e misericórdia de Deus pelos homens! Não há palavras humanas capazes de definir capazmente o que é a Cruz de Jesus!
Na altura da Festa da Exaltação da Santa Cruz o Santo Padre afirmou:
“"Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único” (3, 16). O Pai "deu" o Filho para nos salvar, e isso resultou na morte de Jesus e morte na cruz. Por quê? Por que foi necessária a cruz? Por causa da gravidade do mal que nos mantinha escravos. A Cruz de Jesus exprime duas coisas: Todas as forças negativas do mal e toda a suave onipotência da misericórdia de Deus. A cruz parece decretar a falência de Jesus, mas, na realidade, marca a sua vitória. No Calvário, aqueles que o injuriavam, diziam: "Se és o Filho de Deus, desce da cruz" (cf. Mt 27,40). Mas a verdade era o oposto: porque Ele era o Filho de Deus, Jesus estava ali, na cruz, fiel até o fim ao desígnio de amor do Pai. E por esta razão Deus "exaltou" Jesus (Filipenses 2.9), conferindo-lhe uma realeza universal.
E quando olhamos para a Cruz onde Jesus foi pregado, contemplamos o sinal do amor, o amor infinito de Deus por cada um de nós e a raiz da nossa salvação. Daquela Cruz vem a misericórdia de Deus, que abraça o mundo inteiro. Através da Cruz de Cristo, o maligno foi vencido, a morte foi derrotada, nos foi dada a vida, a esperança restituída. Isso é importante: através da Cruz de Cristo, a esperança foi restituída. A Cruz de Jesus é a nossa única e verdadeira esperança! É por isso que a Igreja "exalta" a Santa Cruz, é por isso que nós, cristãos, nos abençoamos com o sinal da cruz. Ou seja, nós não exaltamos as cruzes, mas a Cruz gloriosa de Jesus, um sinal do imenso amor de Deus, sinal da nossa salvação e caminho em direção à Ressurreição. E esta é a nossa esperança.
Convido todos a olhar para Jesus crucificado para compreender que o ódio e o mal derrotam-se com perdão e o bem, para compreender que a guerra como resposta só faz aumentar o mal e a morte.”

Mais palavras para quê!
Que o Espírito Santo nos ajude

Sem comentários: