quinta-feira, 30 de outubro de 2014

QUE O ESPÍRITO SANTO ESTEJA CONNOSCO




 
Para bem evangelizar temos de ter bom conhecimento e vivência da Palavra e muito amor a Deus e aos homens, pois isso gera a docilidade para evangelizar e fazer o que Deus nos manda. É urgente o diálogo com as pessoas que queremos evangelizar, pois para as cativar precisamos partir do contexto em que elas estão, dos seus conhecimentos e vivências. Depois, temos de ter a certeza de que quem evangeliza é Deus através de nós, por isso é preciso confiar na graça de Deus, pois é muito mais importante a graça de Deus do que todo o nosso empenho, jeito e  burocracia.

A esta parte, o Papa Francisco diz que “nós, na Igreja, muitas vezes somos uma empresa que fabrica impedimentos para as pessoas chegarem à graça. Que nosso Senhor nos faça entender isso”. Vejamos algumas das suas palavras:

"Todas as pessoas que o Espírito Santo escolhe para dizer a verdade ao povo de Deus sofrem perseguições". E Jesus "é precisamente o modelo, o ícone". Nosso Senhor tomou sobre Ele "todas as perseguições do seu povo". E ainda hoje "os cristãos são perseguidos". "Eu me atrevo a dizer que há o mesmo número ou mais mártires agora do que nos primeiros tempos, porque, diante desta sociedade mundana, diante desta sociedade um tanto acomodada, que não quer problemas, eles dizem a verdade, eles anunciam Jesus Cristo".
"E, hoje, existe a pena de morte e a prisão para quem tem o Evangelho em casa, para quem ensina o catecismo em muitos países! Um católico de um desses países me dizia que eles não podem rezar juntos! É proibido! Só podem rezar sozinhos e escondidos. E quem quer celebrar a Eucaristia? Eles fazem uma festa de aniversário, simulam uma festa de aniversário, e lá celebram a Eucaristia, antes da festa. E, isto já aconteceu, quando eles veem que a polícia está chegando, escondem tudo às pressas e ‘Parabéns, parabéns. Muitas felicidades’, e continuam a festa. Depois, quando a polícia vai embora, eles terminam a missa. É assim que eles precisam fazer, porque é proibido rezar juntos. Hoje!".
E esta história de perseguições é o caminho do Senhor, é o caminho dos que seguem o Senhor. Mas, no final, tudo sempre termina como terminou com nosso Senhor: com a ressurreição, mas passando pela cruz!
O padre Mateus Ricci, evangelizador na China, que não foi entendido. Mas ele obedeceu, como Jesus! Sempre, existirão as perseguições, as incompreensões! Mas Jesus é o Senhor e este é o desafio e a cruz da nossa fé! Que nosso Senhor "nos dê a graça de seguir o seu caminho e, se acontecer, também de carregar a cruz das perseguições".

São actualíssimas estas palavras do Santo Padre, um homem atentíssimo a tudo quanto se passa em todo o mundo e interessado em levar as pessoas ao bom caminho, em modificar as suas formas de ver, pensar e agir.

Quanto tenho aprendido e vivido na atenção a este homem admirável! O que ele diz cai fundo no coração e leva-nos a ir às nossas periferias, ao sítio onde guardamos as coisas que fazemos e não gostamos, para podermos aprender a viver bem com todo o passado e a partir desse passado melhorar as nossas atitudes no presente!

Obrigada Papa Francisco por quanto tenho aprendido contigo! Que o Senhor Jesus e o Seu Espírito Santo te amparem e guiem para que continues a ser luz para o mundo que teima em não sair das trevas!

Sem comentários: