quinta-feira, 2 de outubro de 2014

COMO SACIAR TANTAS FOMES!



Toda a gente trabalha para ter o que comer, e muita gente se esforça até à exaustão para minimizar a fome alheia, fome do estômago que sem sombra de dúvida é a mais fácil de saciar, pois pode saciar-se apenas com um bocado de pão!
Com as outras fomes isso não acontece, até porque há fomes que se tornam de todo insaciáveis causando enormíssimos transtornos a quem as sente e às pessoas que as rodeiam.
Vejamos o que, a esta parte, nos diz o Papa Francisco:
Em primeiro lugar, vejamos as diversas fomes e os diversos tipos de sede que tem o homem de hoje. Fome e sede de Deus, que se não é canalizada nos faz cair na tentação paradisíaca do “sereis como deuses”. Fome e sede de espiritualidade, que se não é orientada se converte em supermercado onde cada um satisfaz as suas emoções e sentimentos. Fome e sede de liberdade, que se não é formada desemboca em libertinagem. Fome e sede de fama e de honra, que se não é purificada nos faz cair no espetáculo de apoteose como tantos faraós, reis, guerreiros, legisladores, cantores e atores. Fome e sede de dinheiro, que se não é controlada nos rouba o sono e a paz. Fome e sede de sexo, que se não é integrado com as outras dimensões do amor afetivo, amistoso e espiritual, nos devora, engole e no faz cair no erotismo. Fome e sede, que se não se faz irmã da misericórdia, nos empurra à crueldade. Fome e sede de saúde, que se não é equilibrada se converte em fonte de hipocondria. Fome e sede de descanso, que se não é dosificada é motivo de preguiça e vagabundagem.”
Este pequeno estrato de uma das suas homilias o Papa Francisco mostra muito bem o perigo da saciedade das fomes dos homens e mulheres, fomes que só com uma enorme dose de contenção, força de vontade e muito amor a Deus e aos irmãos poderão ser saciadas sem perigo de más interpretações ou exageros doentios!
Que o Espírito Santo nos ajude e os Santos Anjos nos acompanhem sempre!

Sem comentários: