sexta-feira, 17 de outubro de 2014

JESUS… É O MAIS PRÓXIMO DE NÓS!


Jesus não é um professor, místico ou intelectual, é um homem que está próximo das pessoas para as ajudar a encontrarem-se a si mesmas, para se deixar encontrar e tocar pelas pessoas, para curar todas as suas enfermidades principalmente as que os olhos não enxergam que são as morais e espirituais.
Jesus está e quer estar perto de nós, e o Seu maior desejo é que queiramos ser próximos d’Ele.
Sabemos que Jesus passava muitas noites em oração, subia ao monte para orar… Jesus, que é Deus como o Pai e com poderes como o Pai, foi e é o grande intercessor da humanidade junto do Pai, e continua, indefinidamente, a rezar ao Pai pela Igreja, pelo mundo e pela humanidade inteira. Saber que Jesus ora por nós deve encorajar-nos nos momentos mais difíceis e dar-nos muito mais confiança.
Assim como escolheu os Apóstolos a quem disse: “ Não foste vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi a vós”, faz-nos reconhecer também que cada um ou uma de nós foi escolhido(a) por Deus para ser baptizado(a), para evangelizar, para… para… para…
São Paulo diz que foi escolhido desde o ventre materno, nós também o fomos!
Depois… Jesus fala no meio do povo que Lhe toca e é tocado por Ele. Jesus é próximo às pessoas!
Não resisto a apresentar alguma frases do Papa:
“O amor “não olha se alguém tem o rosto belo ou feio: ama!”. Jesus faz o mesmo: “ama e escolhe com amor”. Na lista de Cristo não tem ninguém ‘vip’. “Ele escolhe todos! Não tem ninguém importante – entre aspas- segundo os critérios do mundo: são pessoas comuns”.
Pessoas comuns, mas com um único denominador: “são pecadores”. Jesus escolheu os pecadores. Esta é a acusação que os doutores da lei e os escribas fazem: ‘Ele come com os pecadores, fala com as prostitutas...’.
Jesus chama todos! Como na parábola das núpcias do filho, quando os convidados não aparecem, o dono da casa diz aos seus servos: ‘Ide e trazei todos à casa! Bons e maus’. Da mesma maneira “Jesus escolheu todos” e escolheu também Judas Iscariotes, “que se tornou o traidor ... O maior pecador. Mas foi escolhido por Jesus”.
“Jesus próximo do povo”. E muitos vão até Ele “para ouvi-lo e serem curados de suas doenças. Toda a multidão procurava tocá-lo”. “Dele saía uma força que curava todos”. Mas a coisa mais bonita é a atitude de Cristo neste contexto: Ele não se coloca como “um professor, um mestre, um místico que se afasta do povo e fala da cátedra. Não! Está no meio do povo; se deixa tocar; deixa que as pessoas perguntem”.
Essa proximidade “não é uma coisa nova para Ele”. Jesus “sublinha em seu modo de agir, mas é algo que vem desde a primeira escolha de Deus para o seu povo”. Deus diz ao seu povo: “Pensem, qual povo tem um Deus tão próximo como Eu estou próximo de vocês?”.
A proximidade de Deus ao seu povo é a “proximidade de Jesus às pessoas”. “E isso nos dá confiança Nele, nosso Mestre e Senhor que é alguém que reza, alguém que escolhe as pessoas e alguém que não tem vergonha de estar próximo do povo”. “Confiemos n’Ele porque reza, porque nos escolheu e porque está próximo de nós”.
Sem mais palavras, pois não são necessárias!
Agora... queiramos nós corresponder a esta proximidade fazendo-nos, por vontade própria, o mais próximos possível de Jesus.
Que o Espírito Santo nos ajude!

Sem comentários: