quarta-feira, 15 de outubro de 2014

PERDÃO SIM! VINGANÇA NÃO!



As palavras não são minhas! Achei-as tão belas e eficientes que decidi partilhar na íntegra o que a este respeito disse o Santo Padre:

“A vingança era uma lei sagrada em todo o Antigo Oriente enquanto que o perdão era de todo humilhante!
Jesus veio dizer-nos que a única lei da felicidade é o perdão e o amor! Para o cristão, a contrapartida da vingança é o perdão sem limite, ao estilo de Jesus.
Jesus diz a Pedro que devemos perdoar 70 vezes 7, ou seja, sempre. Jesus Cristo sabe que o homem é vingativo por natureza, por isso, não entrava na cabeça de Pedro o perdão ilimitado de Jesus.
Mas para termos força para perdoar temos que contemplar, rezar, pedir ajuda muitas vezes a Deus que sempre nos perdoa.
Jesus passou toda a vida a perdoar. E ofereceu-nos o sacramento da reconciliação onde sempre que estejamos arrependidos e com propósito de emendar-nos encontramos o perdão de Deus, a todas as horas, sem limites.
Nós, homens e mulheres, temos muitas ocasiões em todas as circunstâncias da vida… para imitar ou não esta atitude de Deus que sabe perdoar.
Os pais tem que perdoar aos filhos as suas desobediências, incompreensões, resistências e mentirinhas. Os filhos têm que perdoar o egoísmo, o autoritarismo, o paternalismo e a incompreensão dos pais. O marido deve saber valorizar o trabalho e respeitar a fadiga da mulher assim como a mulher deve compreender as faltas de sensibilidade afectiva, o cansaço e muitas vezes o desespero do marido. Que os laicos perdoem os extravios dos sacerdotes e a sua ignorância e autoritarismo no falar, e o sacerdote perdoe as inapetências religiosas, a desatenção à Palavra de Deus e as fugas às igrejas… o que acontece muitas vezes com os fiéis.
Todos sem excepção, patrões, governantes e governados, professores e alunos… temos que saber utilizar o perdoar “70 vezes 7” que Jesus nos ordenou.
De contrário, o Pai-nosso não poderá ser rezado, uma vez que o “perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”, ao contrário de pedido de perdão será para nós um pedido de castigo.
Perguntemo-nos muitas vezes… se temos um coração capaz de perdoar tal como o Pai teve com o Filho Pródigo! E se não conseguimos perdoar, pensemos se será falta de assiduidade ao Sacramento da Reconciliação, uma vez que quem se sente perdoado perdoa com muito mais facilidade! A mais: Perdoamos por não haver outro jeito… ou fazêmo-lo por amor e à imitação do perdão que Deus dá a todos?
Senhor, que Vos imitemos e saibamos contemplar o vosso coração cheio de misericórdia. Que o nosso coração de dura pedra seja substituído por um terno coração de sangue para que aprendamos a perdoar os nossos irmãos. Limpai as veias do nosso coração manchadas pelo rancor, ódio e ressentimento, para que possamos perdoar os nossos irmão, como Vós nos perdoais! Que como autênticos cristãos, possamos perdoar a quem nos ofendeu e pedir perdão a quem nós ofendemos, amém!”

Sem comentários: