domingo, 5 de outubro de 2014

OS VINHATEIROS HOMICIDAS




O Evangelho de hoje traz à nossa meditação os funcionários que mataram os responsáveis… até chegarem a assassinar o próprio filho do dono para ficarem com os lucros da vinha!
Quando Jesus apresentou esta parábola queria falar do povo escolhido em relação a Deus de que Ele mesmo era o filho, que deveria ser torturado e morto por esse mesmo povo escolhido.
Os Apóstolos não compreenderam, pois era de todo inaceitável. Assim como é incompreensível aos homens compreender cabalmente os mistérios de Deus, que acreditamos pela fé, sem nunca os conseguirmos compreender tal como são! E aceitar o sofrimento, é realmente muito difícil!
Por incrível que pareça, estes comportamentos dos vinhateiros perduram nos séculos!
Mas… explica o Papa:
"Não podemos entender Jesus Cristo Redentor, sem a cruz." Você pode pensar em um "grande profeta" ou um "santo", mas se excluirmos a Cruz não é possível compreender a natureza do Redentor.
E os discípulos não estavam realmente "preparados para compreendê-lo", porque eles não entenderam as "profecias", nem mesmo que era Ele o '"Cordeiro" destinado ao sacrifício.
Somente após a morte, a identidade de Jesus foi revelada em sua plenitude, como evidenciado pelas palavras do centurião presente na crucificação: "Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus" (Mc 15,24-39).
Aos poucos, Cristo abre o caminho para a compreensão e "prepara-nos para acompanhá-lo com as nossas cruzes em seu caminho para a redenção", como Ele fez com o Cireneu.
Em outras palavras, Ele "nos prepara para sermos Cireneus, para ajuda-lo a carregar a cruz", sem a qual nunca poderemos realmente levar uma "vida cristã".
A nossa "identidade cristã" deve ser "preservada" e isso não é um "mérito", mas um "caminho da perfeição"; é "pura graça".”
Então, onde poderão estar as nossas vaidades em sermos bonzinhos aos olhos dos outros? Se Deus nos retirar a Sua Graça, como ficaremos nós?
Senhor, ajuda-nos a ser humildes com tudo o que fazemos e a trabalhar sem pensar em colher frutos, pois os frutos só a Ti pertencem!

Sem comentários: