terça-feira, 16 de dezembro de 2014

SIM, ALEGREMO-NOS!



Alegremo-nos porque Jesus veio, vem todos os dias, ao nosso encontro, para nos encaminhar para uma vida de felicidade!
Alegremo-nos porque Palavra do Senhor é sempre novidade, dá a cada um o que necessita para crescer como pessoa e como cristão! Crescer como pessoa é sempre crescer como cristão, que ama, ajuda, partilha, aprende com o outro e leva o outro  a aprender consigo,!
Alegremo-nos porque Jesus nos pede apenas que amemos sem esperar nada em troca; que compreendamos como gostaríamos de ser compreendidos; que sejamos presentes como quereríamos que fossem presentes a nós!
Os cristãos são muitas vezes criticados por passarem a vida a caminhar para as igrejas, e ainda assim, dizem, são muitas vezes piores do que os que lá não vão!
Os cristãos não vão às igrejas para que os outros vejam, mas para rezar, para se encontrarem com Deus e com os irmãos, para escutarem a Palavra de Deus e celebrarem a Eucaristia, para buscarem a força necessário para serem fiéis aos seu compromissos com o Senhor e por Ele com os irmãos!
Acredito que, de facto, sejam piores do que os que não vão às igrejas! Mas... se indo às igrejas rezar ainda são tão maus assim... imaginem como seriam se não fossem às igrejas e não rezassem!
Alegremo-nos!  Porque o aniversário de Jesus está próximo! Ele quer livrar-nos das correntes que nos prendem aos nossos maus comportamentos e não nos deixam livres para rezar e fazer o bem, dos medos que não nos deixam descobrir os verdadeiros caminhos do Senhor Pai e Amigo de todos os momentos, das tristezas que não nos deixam sorrir, das falsas ideologias, esperanças disfarçadas, dos nossos egoísmos e ambições, das expectativas das alegrias provindas de gastos desnecessários e dinheiros mal distribuídos, das nossas vaidades!
Alegremo-nos porque podemos olhar mais profundamente para Jesus, o Sol da justiça, a Luz que a todos quer iluminar, que quer ajudar as famílias a sair de tantas  dificuldades por que estão a passar, que quer ajudar os jovens a saber que o Matrimónio segundo os desígnios de Deus é uma vocação muito sublime, que quer ajudar os idosos a encherem-se de esperança e consolo nas suas vidas nesta etapa maravilhosas em que se encontram já mais perto da eternidade, de ajudar aqueles a quem falta algo, material ou espiritual, para que todas as pessoas tenham possibilidade de ser igualmente felizes!
Alegremo-nos porque Jesus, a Palavra de Deus,
está entre nós!
Alegremo-nos porque Deus é Amor e Pai misericordioso e bom!
Alegremo-nos porque os pobres, mansos, sofridos, pacificadores, perseguidos, misericordiosos, com fome e sede da Vontade de Deus são bem-aventurados, diz o Senhor!
Alegremo-nos repartindo o pão com quem tem fome, enxugando as lágrimas dos que choram, consolando os tristes e desanimados, e acima de tudo, perdoando a quem nos faz mal!
É tempo de pensarmos muito bem de onde vem a fonte da nossa alegria e se já abrimos as portas da nossa existência, vontade, afectividade, sentimentos, êxitos ou fracassos, à luz de Jesus Cristo!
Que o Senhor/Menino Jesus nos ajude!

Sem comentários: