segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

CAMINHOS DE SANTIDADE!



Longe vai o tempo em que se olhavam os santos que veneramos nos altares como tendo sido pessoas extraordinárias, talvez até diferentes, e em que se pensava normalmente que a santidade era apanágio de padres e freiras!
Estamos num tempo em que conseguimos enxergar que todos somos diferentes, únicos e irrepetíveis, e sem tirar a grandeza das  pessoas elevadas aos altares podemos vê-las mais ao nosso nível, pessoas que tiveram fracassos e sucessos, que fizeram asneiras como nós, com dificuldades como nós ou quem sabe se maiores ainda, mas tiveram a coragem de dizer sim à vontade de Deus que nos convida a sermos santos, a amarmos sem peso nem medida, à imitação de Seu Filho Jesus!
O caminho da santidade é para todos nós, e começa a sério quando nos predispomos a tornar-nos um pouco melhores, mais humanos e cristãos, tornando-nos cada vez mais um dom de Deus às pessoas que nos rodeiam!
Viver ao jeito de Jesus não faz de nós pessoas tristes ou enfadonhas, mas pessoas alegres, bem-dispostas, disponíveis para as necessidades dos outros sejam elas quais forem, prontas a compreender, ouvir, ter compaixão, silenciar, perdoar, amar, exercitando estas e outras qualidades, o mais que podermos, nas pequenas coisas de cada dia!
É isto que Jesus nos pede, porque esta forma de proceder faz toda a diferença!
Há dias, achei muito interessantes úteis algumas frases do Papa Francisco exemplificando como viver na santidade! Dizia ele:
“Um exemplo. Uma senhora vai ao supermercado fazer as compras e encontra uma vizinha e começam a falar e depois vem as fofocas e esta senhora diz: “não, não, não, eu não falarei mal de ninguém”. Isto é um passo para a santidade, ajuda-nos a nos tornar mais santos. Depois, na sua casa, o filho te pede para falar um pouco das suas coisas fantasiosas: “ah, estou tão cansado, trabalhei tanto hoje…” – “Você se acomode e escute o teu filho, que precisa disso!”. E você se acomoda, escute com paciência: isto é um passo para a santidade. Depois termina o dia, estamos todos cansados, mas tem a oração. Façamos a oração: também isto é um passo para a santidade. Depois chega o domingo e vamos à Missa, fazemos a comunhão, às vezes precedida de uma bela confissão que nos limpa um pouco. Este é um passo para a santidade. Depois pensamos em Nossa Senhora, tão boa, tão bela, e pegamos o rosário e o rezamos. Este é um passo para a santidade. Depois vou pelo caminho, vejo um pobre necessitado, paro, pergunto algo pra ele, dou algo a ele: é um passo para a santidade. São pequenas coisas, mas tantos pequenos passos para a santidade. Cada passo para a santidade nos tornará pessoas melhores, livres do egoísmo e do fechamento em si mesmo, e abertos aos irmãos e às suas necessidades.”
Quem tem a dita de ter tido a graça de escutar o convite do Senhor enveredando por este caminho, mesmo com recuos, agarra-se aos avanços e não pára! Só quem tiver experimentado estas vivências conseguirá compreender a felicidade que isso traz!
Advento, tempo de espera, de preparação, de mudança de atitudes, de olhar ao largo, de partilha, de canseira, de dedicação!
Que a luz do Menino do Presépio nos ilumine os passos na caminhada da vida, para alcançarmos a caridade fraterna que nos encherá da felicidade e paz que tanto desejamos!

Sem comentários: