segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

SAGRADA FAMÍLIA!



Ontem, a Sagrada Família de Nazaré foi-nos apresentada para nos servir de modelo no decorrer da vida!
Tanta simplicidade, fé, delicadeza, tudo quanto precisamos de pôr em prática para nos sentirmos mais realizados e felizes, que, afinal, é o que Jesus quer de nós!
Jesus quer-nos realizados e felizes!
Das muitas e maravilhosas leituras que me têm surgido nesta época do ano acrescidas da minha experiência pessoal fazem-me desejar dar mais relevo a algumas atitudes muito importantes!
Ser alegre! O cristão, conhecedor do imenso amor e compaixão de Deus por nós, tem de ser mesmo muito alegre! Achei muito pertinente o Padre Riviero Cantalamessa numa das pregações deste Natal  dizer que Deus connosco é assim como um GPS, pois quando fugimos do verdadeiro caminho, tal como faz um GPS, vem logo ao nosso encontro para nos mostrar o novo caminho por onde devemos ir! Saber disto, tem de nos dar muita alegria!
Deixar-se surpreender! Assim como Deus nos surpreendeu apresentando-nos o Seu Filho Jesus nas palhinhas de um presépio, surpreende-nos a cada instante nos pequenos nadas da vida! É só deixar-nos surpreender, estar atentos a um encontro a que não podemos ir e é substituído por  outro mais importante que teríamos perdido; é um esquecimento de algo que, que nos poderia ter levado a algo muito mau!... Sei lá!... Para partilhar as inúmeras surpresas que Deus me tem feito, um grande livro era pouco!
Aprender a fazer silêncio! Maria guardava tudo em silêncio no coração, para encontrar o verdadeiro sentido do que lhe ia acontecendo! O cristão precisa de silêncio interior para se descobrir a si mesmo e para orar ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, para discernir o melhor a fazer na vida.
Procurar a Luz para poder ser retransmissor da Luz! Quando Jesus nasceu diz o Evangelho que apareceu no céu uma grande Luz! Jesus é, continua a ser, e sempre será a Luz do mundo a iluminar as trevas em que a humanidade continua a afundar-se, para que se levante e siga por outro caminho, o caminho da fé assente na esperança! O cristão sabe que os homens nunca são abandonados por Deus, muito pelo contrário, Deus está presente a todos os homens, todos, sem distinção! Pena que a enorme maioria das pessoas ainda o não saiba. 
Amar a pobreza! Não a pobreza de bens, mas até isso mesmo se for o caso! Os primeiros a saber da notícia do nascimento de Jesus foram os pastores na simplicidade da sua vida de vigia pelos rebanhos! O cristão não pode procura ser importante nem que o julguem importante, mas simfazer tudo quanto puder para estar junto dos que mais necessitam seja do que for, á imitação de Jesus Cristo, de Maria e de José, a Sagrada Família de Nazaré!
No decorrer  desta quadra tão importante de interiorização e preparação de mudança, urge planificar seriamente por onde começar a crescer um pouco mais para nós, para Deus e para o mundo!
Que o Jesus Menino nos ajude!

Sem comentários: