sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR!



Os caminhos do Senhor têm de ser sempre os nossos caminhos!
Os caminhos do Senhor são preparados bem dentro de nós, e não só pelo Natal, mas sempre!
São Francisco de Sales tem este sermão muito elucidativo para um 4º Domingo do Advento!
“Uma vez que o nosso divino Salvador está próximo, que é preciso fazer para preparar a sua vinda? São João Batista ensina-nos o que havemos de fazer: «Fazei penitência, aplanai os montes de orgulho e preenchei esses vales de tibieza e pusilanimidade, porque a salvação está próxima.» Esses vales não são senão o temor, que, quando é demasiado grande, nos leva ao desânimo. Olhar para as grandes faltas cometidas traz um assombro e um medo que abate o coração. Eis os vales que é preciso preencher de confiança e esperança, para a vinda de Nosso Senhor.
«Abatei as montanhas e as colinas»: e quais, senão a presunção, o orgulho e o amor-próprio, que são grandes empecilhos para a vinda de Nosso Senhor, que tem o costume de humilhar e abater os soberbos, pois penetra até ao fundo do coração, para descobrir o orgulho que lá se esconde. «Aplanai os caminhos, endireitai as veredas tortuosas, para as nivelar.» É como se dissesse: «Endireitai tudo o que são intenções oblíquas, para ficar somente com o que agrada a Deus, fazendo penitência, que deve ser o objectivo visado por todos nós.»
Endireitai os caminhos, para nivelar os humores pela mortificação das paixões, inclinações e aversões. Oh, como é desejável essa equanimidade de espírito e de humor; devemos trabalhar afincadamente para a adquirir! Pois nós somos mais volúveis e inconstantes do que pensamos. Encontraremos pessoas que, estando bem-humoradas, terão uma conversa agradável e alegre; mas virai a moeda e na outra face encontrá-las-eis desgostosas e inquietas — são esses os caminhos tortuosos e ásperos a aplanar para a vinda de Nosso Senhor.”
Estamos no 3º dia da novena de Natal!
Nada como olhar para tudo quanto Francisco de Sales nos diz... e pôr-nos a escolher mais um defeitinho a corrigir e uma qualidade a desenvolver, como um passinho a mais para a nossa conversão permanente!
Que Jesus Menino nos ajude!

Sem comentários: