domingo, 7 de dezembro de 2014

NO ADVENTO... mais um domingo!...



Advento é uma época de todos os anos, que poderá até parecer repetitiva, mas que nunca se repete, porque, ainda que façamos muitas vezes acções         que nos parecem iguais, sabemos que nada se repete na caminhada da vida!
O ciclo das leituras é igual a cada três anos... mas no tempo que medeia esses três anos fomo-nos modificando de modo a podermos retirar delas outros ensinamentos, é por isso que a Palavra de Deus é sempre novidade!
O dia de hoje foi recheado de agradáveis surpresas!
Na Eucaristia, o Baptizado da Joana, tendo ao lado dos pais a presença do casal de irmãos como padrinhos! Alguns familiares estavam também presentes!
Lindo de se ver! E mais ainda quando, no momento da Comunhão, todos se encaminharam para a Sagrada Mesa!
A alegria fazia brilhar todos os olhos, e a maior parte das pessoas, no regresso da Comunhão, olhavam para eles e sorriam com o maior encanto!
Mas o dia continuou! No cemitério, encontrei uma amiga que não via faz tempo, o que muito me agradou e com quem pude trocar uns minutos de doce conversa!
Enquanto confeccionava o almoço, como de costume, liguei a TV4, onde pude acompanhar a Eucaristia no Santuário do Sameiro, com mais de mil crianças e adolescentes a celebrar a festa a Nossa Senhora com ofertas de flores!
Os cânticos estavam muito bonitos, mas o que encantou mesmo foi a homilia. Feita para crianças, de forma muito interactiva, alternando a explanação da Palavra com fervorosas orações! Foram enaltecidos os conselhos da necessidade de mudança de atitudes nesta época de Advento, sempre igual na atitude de espera, mas que se quer numa espera vigilante sobre o que há a mudar no interior e exterior da nossa vida para que Jesus se sinta cada vez melhor no nosso coração.
Quase no fim da conversa com as crianças... o Sacerdote deita a mão na boca como que a dizer um segredo e diz muito calma, firme e calorosamente: isto também é para os adultos... áh... pois é!...
No final da Eucaristia o Cónego Rego continuou com o Oitavo dia onde alguns grupos folclóricos actuaram maravilhosamente, dançando enquanto entoavam belos cânticos à Virgem!
Ser Igreja é assim! É ser vida, alegria, satisfação! É partilhar saberes, aceitar as pessoas como são! É tirar beleza de todas as coisas! É ser feliz com os irmãos unidos em Jesus Cristo na espera de que Ele nasça, de facto, em todos os corações  como Ele deseja, basta que tenhamos a sabedoria, coragem e determinação de Lhe abrirmos as portasdos nossos corações onde Ele gosta de morar!
Obrigada, Senhor, pelos maravilhosos ensinamentos e vivências deste dia! Que sempre sejas louvado!

Sem comentários: