domingo, 20 de outubro de 2013

FUGIR DAS IDEOLOGIZAÇÕES!




O Papa Francisco não pára de nos surpreender, de nos fazer pensar em inúmeras coisas com as quais vamos convertendo a nossa maneira de pensar e que sem ele nunca nos passariam pela cabeça.

Faz tempo que algumas palavras do Papa Francisco que agora vou apresentar me andam a dar voltas à cabeça, e eu ainda não encontrei formas de bem lhes pegar. Referem-se às passagens do Evangelho em que Jesus expulsa os demónios. O Santo Padre apressa-se a contrariar os que dizem que esses milagres são curas de problemas psíquicos:



“Há alguns padres que quando lêem esta passagem do Evangelho, esta e outras, dizem: ‘Mas Jesus curou uma pessoa de uma doença psíquica.’ Mas que parte é que leram? É verdade que naquele tempo era possível confundir uma epilepsia com a possessão do demónio; mas também é verdade que havia o demónio! E nós não temos o direito de fazer tão simples a coisa, como que dizendo: ‘Todos estes não eram endemoniados, eram doentes psíquicos.’ Não! A presença do demónio está na primeira página da Bíblia e a Bíblia acaba também com a presença do demónio, com a vitória de Deus sobre o demónio.”



O Papa Francisco considera que não devemos ser ingénuos mas estar sempre vigilantes às investidas do maligno, pois se não guardarmos o bem aparece o mal, sempre mais forte do que nós. E aponta o caminho cristão de luta contra as tentações, especificando três critérios para verificarmos a presença do mal nas nossas vidas: não confundir a verdade – “Jesus luta contra o diabo”; quem não é com Jesus é contra Jesus – pois não pode haver atitudes repartidas, Jesus quer-nos por inteiro; manter a vigilância sobre o nosso coração, porque o demónio é astuto, está sempre à espreita e redobra as suas forças com as nossas fraquezas e debilidades, sobretudo, quando não estamos atentos, e nunca desaparece de vez, só no último dia, na nossa morte, deixará de nos tentar!

O Santo Padre apela à vigilância, porque a estratégia do demónio é deixar-nos andar à vontade até passarmos os momentos de fervor e nos afogarmos na rotina pensando-nos  seguros… e então volta a tentar-nos com mais força e acaba por nos fazer cair.  

O Papa Francisco continua:



“S. Pedro dizia que o demónio é como um leão feroz, que anda à nossa volta. E é assim, Mas, Padre, o senhor é bocado antiquado, está a assustar-nos com estas coisas... Não, eu não! É o Evangelho! E isto não são mentiras, é a Palavra do Senhor!
Peçamos ao Senhor a graça de tomar a sério estas coisas. Ele veio lutar pela nossa salvação. Ele venceu o demónio! Por favor, não façamos negócios com o demónio! Ele tenta de voltar para casa e tomar posse de nós... Não relativizar, vigiar! E sempre com Jesus!” 



Palavras sábias… muito sábias! Posso testemunhar que quando me sinto mais à vontade, descuidada,  senhora do conhecimento e do saber viver… acabo por cair na rotina e fazer aquilo que não quero fazer!

Realmente… eu não quero que isso me aconteça, por isso, do mais fundo do coração eu peço insistentemente ao Senhor que esteja sempre comigo e me proteja nesses momentos de distração… distrações que a todos, mais ou menos, acontecem!
Que o Divino Espírito Santo nos fortaleça e ajude a fugir de sermos cristãos idiologizados mas a sermos o que Deus sonhou para cada um ou uma de nós e o Senhor Jesus quer que sejamos

Sem comentários: