domingo, 27 de outubro de 2013

PROTEGE O TEU CORAÇÃO



O programa “Protege o Teu Coração” apresenta uma forma de educar as crianças e jovens para o amor verdadeiro, educando a afetividade e sexualidade através da formação de um caráter forte que leve os jovens a viver uma sexualidade inteligente no cultivo de um amor verdadeiro, o amor que se dá gratuitamente, que é a base de famílias bem estruturadas e felizes.

A vida humana é o maior bem da sociedade, seja qual for a idade, proveniência, ideologia ou formas de transcendência, pelo que deve inspirar sempre o máximo respeito e toda a nossa preocupação na sua formação inicial e continuada, pois nascemos a aprender e morreremos sem nada saber.
Falando de sexualidade, ela não diz respeito só a sexo ou à dimensão física da pessoa, mas tem a ver com a pessoa no seu todo, físico, psíquico, afetivo e espiritual.
Os adolescentes necessitam de exemplos, de informação, de motivação e de apoio.
Está por demais sabido que os pais são os principais responsáveis por toda a educação dos filhos. A Escola é uma instituição de ensino que, dentro das suas possibilidades, também tenta ajudar os pais na educação, bem assim como as diversas confissões religiosas que também se dispõem a ajudar.
A cada dia sentimos múltiplas modificações de comportamento social provindo, acima de tudo, da cada vez maior globalização, pelo que os pais, mais do que nunca, precisam de muito apoio para se informarem sobre a melhor forma de educar os seus filhos. As dificuldades dos pais são mais que muitas, principalmente quando não estão inseridos em grupos de partilha onde possam usufruir de algum apoio e orientação. A este respeito, por experiência própria, aconselho aos católicos a entrada no Movimento  dos Cursilhos de Cristandade, a aos católicos e a todos os demais a entrada nos Cursos Alpha, pois são movimentos que, tanto um como outro, são maravilhosos para apoio pessoal e familiar
A hora é de luta! O mundo chama toda a gente para si… mas a humanidade não foi criada para o mundo, foi criada para a eternidade, para Deus, e só será feliz seguindo Jesus Cristo, o verdadeiro caminho para Deus!
O mundo, com as suas falácias que parecem caminhos de felicidade vai enganando as pessoas. Mas a verdadeira felicidade não é fazer ou ter tudo o que se quer, mas sim fazer tudo o que se deve e partilhar o que sobra de uma vida condigna com os que têm menos do que nós!
A Igreja católica fala muito em Pastoral familiar, e sei que já muito se tem feito… mas o que há ainda a fazer é muito mais. Na preparação dos jovens para que consigam um bom projeto de vida, não são necessários só os pais, mas toda a família com o seu exemplo e palavras, com a sua dedicação e carinho, com o seu aconchego e ternura, com a sua presença amiga e calorosa. E também os meios ambientes circundantes, pois cada pessoa é sempre produto de si mesma e de tudo quanto vai aprendendo das pessoas que a circundam. O “diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és” continua atual…
Se não tivermos força para enfrentar ideias perversas e fazer o que devemos, será melhor desviarmo-nos de pessoas que nos possam afastar do bom caminho, até que a força necessária para agir bem em todas as circunstâncias seja para nós uma realidade, pois só assim poderemos, realmente, proteger o nosso “coração”.
Que Deus nos ajude!

Sem comentários: