terça-feira, 8 de outubro de 2013

UM ENORME PROJECTO DE DEUS!





A Família, constituída pela natural união entre o homem e a mulher, que visa o bem comum dos esposos e dos filhos numa comunhão de vida e de amor, é o suporte da sociedade e faz parte do projeto inicial de Deus que deverá estar ao serviço da civilização do Amor e da cultura da Vida.

As dificuldades por que a Família está a passar é uma das principais preocupações e ocupações da Igreja Católica, de outras igrejas cristãs, de algumas outras religiões presentes no mundo… e de todos os homens e mulheres de fé.

Não podemos ter ilusões! Constituir Família preservando a identidade e a missão do homem e da mulher unidos através do matrimónio natural elevado à dignidade de sacramento por Jesus Cristo, não é fácil. É uma tarefa árdua e gigantesca que terá de ser assumida com fé e com esperança ou acabará desfeita como o comprovam tantos divórcios com todos os problemas que daí advém.

Os antigos diziam que “boca que se beijou nunca se odiou”! Os divórcios… acabam por repartir o coração das pessoas e em vez de lhes dar a tão desejada liberdade acabam por os fazer infelizes, pois deixam marcas indeléveis nos esposos e muito mais nos filhos se os houver!

Temos de lutar para não deixar que o individualismo extremo coloque o egoísmo como novo caminho a ser percorrido pela humanidade e que “vai apresentando como realidades más tudo o que de bom, de verdadeiro, de justo e de belo existe na família.”

“A fidelidade conjugal, a paternidade/maternidade, a educação dos filhos nos valores humanos e religiosos, a participação ativa da família no mundo da política, do trabalho, da economia, etc...” são valores mal aceites dentro da cultura egocêntrica em que vivemos, pois em vez de serem considerados a base da liberdade por respeitarem o “eu” uns dos outros… são considerados ameaças à liberdade.

O egocentrismo, que leva cada um a pensar somente no seu bem-estar faz com que a humanidade não seja mais “uma família querida por Deus, mas uma simples justaposição de homens e de mulheres que se juntam somente para alcançarem cada um por si mesmo, os seus interesses particulares, em que o outro só valerá na medida que favorecer os interesses egoístas como sejam poder, bens materiais, prazeres… pois quando é preciso algum sacrifício para manter a unidade… é logo razão para ir cada um para seu lado.

A família, o casamento, o amor entre o homem e a mulher, os filhos, têm que ser ideais de vida e objetivos realizadores da digníssima vocação matrimonial.

Ainda há muitas famílias dentro desta sociedade egocêntrica que têm a ciência e a consciência da responsabilidade assumida diante de Deus, da Igreja e do mundo, exemplos a seguir, luzes da fé e esperança cristãs, que agem com justiça social sem mentira nem deformação e lutam pela sobrevivência de toda a humanidade.

Temos de respeitar as “caricaturas” de família, tanto as novas uniões ideologizadas como os atentados contra a vida humana em todas as idades e mesmo a coisificação do amor, pois as pessoas são livres de viverem como entendem e ainda assim serem respeitadas, pois todos são filhos de Deus que ama a todos infinitamente. Mas temos de convir que são autênticos atentados à Família e fracassos humanos.
Toda a Família, os pais, os filhos, os avós, os netos os tios, os sobrinhos, os primos… devem manter-se unidos para que juntos sirvam aos planos divinos  e garantam a preservação da Humanidade.

Sem comentários: