terça-feira, 1 de outubro de 2013

«ELE, VOLTANDO-SE, REPREENDEU-OS»





Hoje, o Evangelho atrai-me por demais!

É S. Lucas 9,51-56, que diz assim:



“Aproximando-se os dias de Jesus ser levado deste mundo, dirigiu-se resolutamente para Jerusalém
e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram numa povoação de samaritanos, a fim de lhe prepararem hospedagem.
Mas não o receberam, porque ia a caminho de Jerusalém.
Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma?»
Mas Ele, voltando-se, repreendeu-os.
E foram para outra povoação.” 


Na Eucaristia, não obtive explicação. mas no Evangelho Quotidiano a meditação é esta:


“A Igreja católica nada rejeita do que nas religiões não cristãs existe de verdadeiro e santo. Olha com sincero respeito esses modos de agir e viver, esses preceitos e doutrinas que, embora se afastem em muitos pontos daqueles que ela própria segue e propõe, todavia, reflectem não raramente um raio da verdade que ilumina todos os homens. No entanto, ela anuncia, e tem mesmo obrigação de anunciar incessantemente Cristo, «caminho, verdade e vida» (Jo 14,6), em quem os homens encontram a plenitude da vida religiosa e no qual Deus reconciliou consigo todas as coisas (2Cor 5,18ss). Exorta, por isso, os seus filhos a que, com prudência e caridade, pelo diálogo e a colaboração com os sequazes doutras religiões, dando testemunho da vida e da fé cristãs, reconheçam, conservem e promovam os bens espirituais e morais e os valores socio-culturais que entre eles se encontram.”
Esta explicação faz parte de um documento saído do Concílio Vaticano II-Declaração sobre as relações da Igreja com as religiões não cristãs. Esta… deve ser uma das bases do comportamento exuberante e determinado do Papa Francisco em relação à unidade dos cristão e ao diálogo inter-religioso… e seria a base do comportamento dos cristãos se estivessem atentos aos documentos conciliares e determinados a por em prática os seus ensinamentos!

Precisamos de entendimento, unidade, fraternidade, harmonia, amor e paz!
Que Santa Teresinha peça por nós e o Espírito Santo nos ilumine!

Sem comentários: