segunda-feira, 21 de outubro de 2013

QUE CAMINHO… PARA O MATRIMÓNIO???...




Muito embora possa não parecer, mas o Matrimónio tem, ou deve ter, uma longa e adequada preparação. Antes de mais, a pessoa já deve nascer com aptidões para o Matrimónio, é uma questão de vocação que é tão importante como qualquer outra, e é mesmo muito importante, pois o Sacramento do Matrimónio é a melhor forma de constituir família, família que é uma célula da sociedade, da sociedade que será sempre o que forem as suas famílias!
Dizemos que a família está a atravessar uma crise muito grande, mas a crise da família está inserida na crise de valores que o mundo, e nomeadamente, a Europa, atravessa: a falta de solidariedade, de atenção, de desprendimento, de confiança, de doação, de amor verdadeiro e altruísta à imagem do amor de Deus.
Quando não há amor verdadeiro, nada poderá correr bem!...
A sociedade retirou Deus do centro das suas atenções! Há uns anos atrás, quando era pequena e jovem… passava-se por uma igreja e entrava-se um pouquinho…  porque a porta estava aberta. Agora, não se pode entrar porque as portas de quase todas as igrejas permanecem fechadas… e dizem que é com medo dos ladrões! Que ladrões?!... Tantas pessoas por aí sem nada para fazer… porque não se juntam a fazer grupo de modo a ficarem cada um ou uma um tempinho diário com a porta da igreja aberta… para as pessoas poderem entrar e ir junto do Sacrário saborear o calor saboroso do JESUS escondido e segredar-lhe rapidamente os sucessos e as preocupações, para Lhe falar dos problemas dos familiares e amigos e para trazer d’Ele a força necessária para enfrentar as intempéries da vida?!...
Não podemos querer Deus na vida do mundo… com as igrejas fechadas… e com muitas pessoas que andam pelas igrejas a não serem Igreja, ou seja, a não viverem segundo a Palavra de Deus que JESUS pregou e mandou os Apóstolos pregar… e agora precisa que os cristãos vão pregando constantemente… mais com as atitudes de vida do que com palavras, pois as palavras sem atitudes coerentes de nada valem.
Que bom se assim fosse!
Agora… os contrastes! Temos o Sacramento do Matrimónio cristão, que os jovens e familiares, sem conhecerem a Misericórdia infinda de Jesus nem o Seu Amor que ama infinitamente cada pessoa tal como ela é, com defeitos e qualidades… vêem cheio de exigências…  a contrastar com o casamento civil que agora se faz e logo se desmancha sem mais nem menos, sem problemas agregados… pensam eles. Os contrastes são grandes, pensam eles. E eu digo que, de um lado… temos uma vida com seriedade, que parece ter sacrifícios e tem… mas nos enche de felicidade, porque fundada no Amor, Misericórdia e solicitude do Senhor: do outro temos uma vida de prazer imediato que… se deixa de existir… dá para acabar logo com o casamento e pronto. Vai um filho para um lado e outro filho para o outro… se os houver é claro… e na esquina mais próxima da rua… aparece logo outro homem ou mulher para uma nova relação que normalmente vai acabar tão depressa como começou. E os rastos das relações… o que de bom houve que não esquece porque boca que se beijou nunca se odiou…
Claro que uma vida a dois é sempre difícil, mas o que torna especial o Sacramento do Matrimónio é que a vida é a três, porque Deus está sempre na origem e finalidade do amor entre os dois.
Mas… com queremos que os jovens abracem o Matrimónio Cristão… se Jesus anda tão esquecido na nossa sociedade? Como queremos que os jovens procurem a igreja se as igrejas estão fechadas? Como queremos que conheçam Jesus se a catequese infantil não lho mostrou? E os seus pais e familiares também não sabem explicá-LO… porque nunca O sentiram profundamente em suas vidas? Se vão à missa ao domingo… não é por amor a Jesus que não conhecem tal como Ele é… mas para cumprir um preceito!... Antigamente, os jovens obedeciam sem compreender a quê… agora eles precisam compreender, sentir e viver para poderem aceitar, ou seja, as palavras que poderemos dizer-lhes não valem de nada quando não são acompanhadas de testemunho.
Para preparar o Matrimónio como convém… temos que dar muita atenção aos pais… aos avós… aos jovens… às famílias… temos de chamar toda a gente para o verdadeiro Amor de Deus, para uma vida de amor em Deus… que muitas pessoas vivem sem o saberem… e muitas outras pensam que vivem e não o sabem viver, ou seja, são os tais cristãos ideologizados que arranjam uma forma de viver que parece muito correta a quem vê… mas lá bem no fundo não existe realmente o verdadeiro amor de Deus… pois frequentam as igrejas mas não sabem ser Igreja… não amam verdadeiramente a Deus e aos irmãos!
Fala-se muito em Pastoral Familiar… que de facto está muito bem estruturada… mas anda muito mal trabalhada… pois a enorme maioria das pessoas que nela trabalham prendem-se em coisinhas que dão nas vistas sem conquistarem os corações para Cristo, para o VERDADEIRO AMOR raiz de toda a felicidade!
Que a Sagrada Família de Nazaré proteja as nossas famílias e nos ajude a preparar os nossos jovens como convém para uma boa, santa, feliz  e frutuosa vida matrimonial!

Sem comentários: