sábado, 19 de outubro de 2013

CRISTÃOS IDEOLOGIZADOS




Um destes dias, na Eucaristia matutina em Santa Marta, o Santo Padre apresentou uma doença dos cristãos que eu nunca tinha imaginado a que ele chama ideologia, mas que, como ele descreve, é realmente muito verdadeira:

"Ai de vós, legistas, porque tomastes a chave da ciência!”. “Quando caminhamos pela rua e nos encontramos com uma igreja fechada, sentimos algo estranho”, porque “uma igreja fechada não se entende”.
Às vezes "nos dão explicações” que nada mais são do que "desculpas" e "justificativas" que escondem a verdade, ou seja, de “que a igreja está fechada e as pessoas que passam na frente não podem entrar". Ou pior, que "o Senhor que está dentro não pode sair". "A imagem de encerramento", "a imagem daqueles cristãos que têm em mãos a chave, mas a levam embora, não abrem a porta” e que, não deixando entrar, “nem sequer eles entram”.
"Como é possível que um cristão caia nessa atitude de chave no bolso e porta fechada?", é a “falta de testemunho cristão” que faz isso. Um fato que se torna ainda mais grave é quando aquele cristão é um sacerdote, um bispo ou um Papa”.
"A fé passa, por assim dizer, por um alambique e se transforma em ideologia. E a ideologia não convoca. Nas ideologias Jesus não está: a sua ternura, amor, mansidão. As ideologias são rígidas, sempre, quando um cristão se torna discípulo da ideologia, perdeu a fé”, porque dessa forma “não é mais discípulo de Jesus, é discípulo desta atitude de pensamento”.
É claro, então, a admoestação de Cristo: ‘Vós tomastes a chave da ciência’. “O conhecimento de Jesus é transformado em um conhecimento ideológico e também moralista, porque eles fechavam a porta com um monte de prescrições”. Mas Jesus, no Evangelho de Mateus, faz outra repreensão: "Vós carregais sobre os ombros das pessoas muitas coisas; só uma é necessária”. Quem tem a porta fechada e a chave no bolso é vítima portanto de um “processo espiritual, mental”, no qual a fé se torna aquele tipo de ideologia que “espanta”, “afasta as pessoas" e as "distanciam" da Igreja.
Não é uma questão superficial “essa dos cristãos ideologizados”, mas uma “doença grave. Uma doença que tem suas raízes já nos séculos passados. Já o apóstolo João, de fato, na sua primeira Carta falava daqueles cristãos “que perdem a fé e preferem as ideologias”, tornando-se “rígidos, moralistas, eticistas, mas sem bondade”.
A questão, portanto, chega a esse ponto: “Mas, como é que um cristão pode chegar a isso? O que acontece no coração daquele cristão, daquele sacerdote, daquele bispo, daquele Papa, que o torna assim?". "Só uma coisa, aquele cristão não reza e se não há oração, você sempre fecha a porta”. Não somente: “Quando um cristão não reza” o seu testemunho é “soberba”, porque “quem não reza é um soberbo, é um orgulhoso, é um seguro de si mesmo. Não é humilde. Busca a própria promoção”. Pelo contrário, “quando um cristão reza, não se distancia da fé, fala com Jesus”.
Porém, cuidado: "Uma coisa é orar e outra é recitar orações. Estes doutores da lei recitavam muitas orações”, por orgulho, “para aparecer”. Eles “não oram, abandonam a fé e a transformam em ideologia moralista, casuística, sem Jesus. Tanto que, quando “um profeta ou um bom cristão os reprova, fazem o mesmo que fizeram com Jesus: quando saiu de lá, os escribas e fariseus começaram a tratá-lo de modo hostil (estes ideologizados são hostis) e a fazê-lo falar sobre muitos temas, armando-lhe armadilhas (são insidiosos) para surpreendê-lo com alguma palavra saída da sua própria boca".
"Coitadinhos", exclamou o Santo Padre, "não são transparentes", "são pessoas sujas pela soberba”. Nós cristãos queremos cair nessa armadilha? Não? Então, exortou o Papa: “Peçamos ao Senhor a graça de não deixarmos a oração, para não perdermos a fé, permanecermos humildes. E assim não nos tornaremos fechados, que bloqueiam o caminho ao Senhor”.

Está tal como me chegou. Acho graça à forma como está escrito. E acho maravilhosa a forma como o vejo encaixado em tantas… tantas vidas… e tantas… tantas vezes na minha vida!...
Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos livre deste tipo de ideologia!

Sem comentários: